Muitas pessoas se sentem insatisfeitas com a aparência da face e do sorriso, mas o que elas não sabem é que esse incômodo pode ser devido à um rosto assimétrico.
A falta de assimetria, apesar de ser comum, é um problema que mexe com a musculatura e a estrutura óssea da face humana.
Para que você possa entender melhor sobre o assunto e descobrir como tratar o problema, preparamos este texto com as principais questões relacionadas à assimetria facial. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O quê é um rosto assimétrico?
A assimetria facial é caracterizada por uma diferença entre os dois lados da face do indivíduo. Esse é um problema muito comum, que pode causar uma disfunção séria no organismo, porém costuma ser levado em consideração quando o paciente sente algum incômodo no local.
É possível notar a assimetria facial quando ela acomete alguns fatores, como respirar e mastigar, de forma diferente para cada lado, o que resulta em distúrbios. Um dos casos mais conhecidos é o desvio de septo, que é tratado através de uma cirurgia para redefinir a parede que divide as cavidades nasais.
Quais as causas mais comuns para tornar um rosto assimétrico?
Podemos dizer que grande parte dos problemas de assimetria se dá por conta da genética, contudo os nossos hábitos também podem provocar as diferenças de proporção entre os lados da face.
Entre as principais causas do rosto assimétrico estão:
- Comer e dormir sempre do mesmo lado, o que acaba estimulando mais um dos lados da face.
- Mastigação unilateral, que pode afetar até mesmo os olhos, ficando um mais baixo que o outro.
- Problemas respiratórios, como sinusite, bronquite e desvio de septo, podem ocasionar danos ainda mais sérios, pois a pessoa acaba ficando muito tempo com a boca aberta. Isso pode fazer com que ela tenha o céu da boca mais fundo, a língua mais próxima dos dentes inferiores e a cabeça pode ganhar uma projeção para a frente.
- Problemas dentários, musculares ou esqueléticos.
- Doenças congênitas e traumas.
Somente através de exames clínicos e radiológicos é que se poderá determinar o que causou a assimetria facial e qual o melhor tratamento reduzi-la.
Como saber se você tem um rosto assimétrico?
Para saber se você tem um rosto assimétrico, é possível fazer alguns testes em casa mesmo.
Teste de rosto assimétrico
Se você deseja fazer o teste de rosto assimétrico, indicamos dois aplicativos que podem te ajudar com isso.
O primeiro é o Simetria Facial, disponível para IOS e Android. Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo no seu celular e enviar uma foto. Feito isso, ele mostra uma comparação de como você seria caso seu rosto fosse simétrico.
O segundo é o Symmetry, que funciona basicamente como o primeiro, em que você envia sua foto e visualiza uma comparação de como seria se seu rosto fosse totalmente simétrico.
Por quê é importante corrigir a assimetria facial?
Como dissemos anteriormente, a assimetria facial é muito comum entre as pessoas, mas em alguns casos ela pode acarretar um grande mal-estar no paciente, isso porque ela desarmoniza as funções da boca e pode ocasionar a dor miofascial, enxaqueca e fibromialgia.
Por isso, a primeira coisa que você deve fazer caso sinta algum incômodo na boca ou em outras regiões da face é procurar o dentista.
Esse especialista irá fazer uma investigação sobre o seu histórico de saúde e pedir diversos exames odontológicos (como radiografia e fotografias intra e extraorais) para identificar o grau de assimetria. É através deste diagnóstico que o profissional reconhece se o problema é patológico, traumático ou genético.
Principais técnicas que ajudam a corrigir um rosto assimétrico
É possível corrigir um rosto assimétrico através de algumas técnicas específicas. Entretanto, vale ressaltar que a indicação para cada uma varia de acordo com a origem do problema. Confira abaixo quais são elas!
Aparelho Ortodôntico
Levando em conta que a assimetria causa desarmonia na parte esquelética do rosto, esse problema pode ser tratado com uso de aparelho ortodôntico, que alinha e ajusta o posicionamento dos dentes e da estrutura óssea da boca.
Botox Odontológico
O botox odontológico é utilizado para tratar a desarmonia do rosto e também o sorriso gengival. A substância age na contração nervosa e deixa a musculatura estável, o que torna o contorno facial simétrico.
Reposicionamento do Maxilar
Nos casos mais graves de assimetria do rosto, é indicada uma intervenção cirúrgica, que inclui cirurgias em áreas como maxila e mandíbula, que reposicionam a parte óssea para equilibrar as funções orais.
Execução de movimentos
É possível fazer alguns movimentos, indicados por um fonoaudiólogo, que melhoram a aparência assimétrica do rosto. Esses exercícios desenvolvem a musculatura da região e são indicados para quem sofre, principalmente, com as linhas de expressão deixadas pela assimetria.
Técnicas de Maquiagem
As técnicas de maquiagem são indicadas para quem tem um grau leve de assimetria no rosto, uma vez que ela apenas suaviza a aparência do local.
Alguns exercícios para rostos assimétricos
Você pode fazer diversos exercícios para rostos assimétricos, que ajudarão a corrigir esse problema e também devolver os movimentos. Os principais deles são:
- Realizar movimentos de sorriso largo e depois voltando ao normal;
- Fazer bico e movimentá-lo de um lado para o outro;
- Fazer o bico em movimento em círculo;
- Realizar estalos com os lábios;
- Encher a bochecha com ar e prender os lábios.
Quem eu devo procurar para corrigir um rosto assimétrico?
Os dentes são fundamentais para a harmonia do rosto. Não importa se a pessoa tem traços simétricos, mas se os dentes estiverem desalinhados podem trazer prejuízos não só estéticos, como também acarretar dificuldades de deglutição.
Por isso, caso note algum incômodo na boca ou na face, o ideal é procurar um dentista para avaliar o seu caso.
Apesar de nem sempre o problema de assimetria estar relacionado aos dentes, mas com a formação dos ossos da maxila (parte superior) e da mandíbula (parte inferior), o dentista poderá atuar por meio de um aparelho ortopédico dental.
Já nos casos de assimetria facial leve, onde não há funcionamento incorreto dos ossos, mas existem dentes desalinhados, os aparelhos ortodônticos exercem papel fundamental para a correção.
Studio Dentale
A Studio Dentale trabalha com as mais avançadas técnicas e modernas metodologias referentes a ortodontia. Nosso objetivo é oferecer tratamentos eficazes e eficientes individualizados especialmente para cada paciente.
Os profissionais da Studio Dentale trabalharam para prevenir ou tratar o posicionamento irregular dos dentes, os problemas de crescimento e desenvolvimento da face, como o caso da assimetria.
É importante ressaltar que com o tratamento ortodôntico é possível melhorar o perfil facial e harmonizar o seu sorriso, alinhar os dentes, além de modificar as arcadas dentárias de acordo com o indicado para você dentro da estética facial envolvida.
Conclusão
Neste texto você pode conhecer as principais causas da assimetria facial e o que fazer para tratar o problema.
É importante procurar uma ajuda caso sinta qualquer mal-estar e dores no rosto, pois apesar de ser muito comum, a assimetria pode causar problemas mais graves.
Agora que você sabe o que é, por que é importante corrigir e quais são os principais tratamentos para assimetria facial, continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades para a saúde do seu sorriso!