Enxerto Ósseo Dentário: Entenda a importância do tratamento

Com o avanço da tecnologia, também na Odontologia, uma série de possibilidades surgiu para melhorar a qualidade de vida e a autoestima de quem passa pelo processo de perda dentária. Hoje em dia é possível colocar próteses mais bonitas, naturais e próximas aos dentes originais, trazendo mais conforto ao paciente. E com o enxerto ósseo dentário é possível recuperar o sorriso até mesmo nos casos que apresentavam limitações.

O desgaste dos ossos da boca é bastante comum em pessoas que perderam os dentes. Para saber mais sobre esse procedimento, como ele funciona e qual a sua importância, continue a leitura!

O que é enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de um local adequado, como por exemplo, a mandíbula do paciente, para implantá-lo no local que se quer fazer o reparo.

Ele é bastante utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura.

Para que serve o enxerto ósseo dentário?

De uma maneira geral podemos dizer que o enxerto ósseo serve para oferecer melhor sustentação para o implante dentário nos casos em que a estrutura do paciente não é o suficiente para cumprir essa função.

Isso porque a ausência de espessura e condições ósseas adequadas inviabiliza o uso desse tipo de prótese, deixando a pessoa restrita a opções menos confortáveis e naturais. 

Sendo assim, através do enxerto dentário ósseo é possível usar implantes mais modernos e ter um sorriso saudável, mesmo em casos de perda óssea considerável. 

enxerto ósseo dentário dentista mostrando radiografia no computador para o paciente

Quando é necessário fazer o enxerto ósseo dentário?

Normalmente, o enxerto ósseo dentário é indicado para pessoas com diagnóstico de perda óssea e que buscam fazer um implante dentário.

Ou seja, esse procedimento é necessário nos casos em que o paciente não tem volume ósseo suficiente para receber um implante dentário. 

Perdas dos dentes

Os pacientes que perderam dentes ao longo dos anos são candidatos ao enxerto ósseo.

Perda de ossos alveolares

O cirurgião dentista também pode indicar o enxerto ósseo nos casos de perda de ossos alveolares. 

Doença periodontal

Como passar dos anos, a perda dos dentes e ossos alveolares, podem ocasionar diminuição da gengiva e uma série de fatores, como doença periodontal, lesões, traumas, dificuldade de mastigação e até problemas na fala.

Quais são os tipos de enxertos ósseos dentários?

Existem diversos tipos de enxertos ósseos dentários. Abaixo listamos os três principais para que você entenda melhor como esse procedimento pode ser feito. 

Autógenos

O enxerto ósseo autógeno é aquele originário do próprio paciente. Pode ser, por exemplo, uma parte do osso da mandíbula, sendo indicado para reconstruções ósseas menores, realizadas no próprio consultório. 

Já no caso de reposições ósseas maiores, pode ser utilizado osso da bacia ou de outro local do corpo, e a cirurgia deve ser realizada em um hospital.

O ponto positivo do tipo autógeno é que não apresenta riscos de rejeição, já que o osso é do próprio paciente.

Alógenos

O enxerto ósseo alógeno é aquele que tem origem em bancos de ossos humanos. Eles podem substituir os autógenos, porém a taxa de rejeição é maior.

Xenógenos

O enxerto ósseo xenógeno é quando o doador e paciente são de espécies diferentes: podem ser utilizados, por exemplo, ossos de origem bovina ou suína. 

Uma vantagem de usar os ossos bovinos mineralizados é que eles apresentam uma formação muito parecida ao osso medular humano, incorporando-se facilmente ao tecido. Contudo, o risco de rejeição também é maior que o autógeno.

Como é feito o procedimento do enxerto ósseo dentário?

Já falamos que o enxerto ósseo dentário é uma solução avançada da Odontologia para trazer de volta a autoestima e o sorriso perfeito. Ele é indicado para pessoas que pretendem realizar um implante dentário, mas que apresentam perda óssea.

Durante o procedimento, é reconstruída a área em que os ossos alveolares perderam altura e espessura, muito comum quando as pessoas perdem os dentes naturais.

A técnica de enxerto ósseo é bastante segura e simples. Para realizá-la, o cirurgião dentista utiliza material ósseo do próprio paciente, de bancos de ossos humanos ou de animais, para as reconstruções.

Antes de iniciar a cirurgia, o profissional faz um planejamento detalhado do tamanho do espaço a ser preenchido com o tecido ósseo. 

No caso dos enxertos menores, que são os mais comuns, tudo é realizado no próprio consultório com o uso de anestesia local. Já quando a área é maior, é necessário que o procedimento seja realizado em hospital.

Para a cirurgia de enxerto ósseo dentário é necessário que o paciente esteja em dia com a sua saúde geral e oral. Doenças periodontais e cáries devem ser tratadas antes do paciente ser submetido ao procedimento.

É necessário anestesia para o procedimento de enxerto ósseo dentário?

A anestesia é sempre necessária para o procedimento de enxerto ósseo dentário.

Em casos mais simples será feita anestesia local e o procedimento é realizado no próprio consultório odontológico. Já em situações mais complexas pode ser necessário o ambiente hospitalar e a anestesia geral.

Como é o pós operatório do enxerto ósseo dentário?

Após a realização da cirurgia de enxerto ósseo dentário, o paciente deve tomar uma série de cuidados no pós-operatório para que a cicatrização ocorra sem contratempos. Para isso é necessário seguir as recomendações abaixo.

  • Fazer repouso;
  • Utilizar as medicações prescritas pelo dentista;
  • Evitar tomar sol;
  • Utilizar compressas geladas para evitar edemas;
  • Comer alimentos frios e líquidos ou cremosos nos primeiros dias;
  • Não descuidar da higienização oral, mas ter cuidado com a região operada;
  • Não fazer bochechos;
  • Pare de fumar e consumir bebidas alcóolicas;
  • Manter a cabeça em posição elevada.

Onde fazer o procedimento de enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico feito para reconstruir uma área que perdeu altura ou espessura com tempo, devido a perdas dentárias. 

Na Studio Dentale os profissionais realizam o enxerto ósseo com materiais do próprio paciente, mas também utilizam biomateriais e membranas sintéticas para este fim. 

Os resultados obtidos são os mesmos, porém com a vantagem da recuperação pós-operatória mais satisfatória, pois geralmente o leito doador (área de remoção do enxerto) costuma inchar, doer, gerando uma morbidade maior.

Agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça suas dúvidas.

enxerto ósseo dentário paciente sorrindo ao olhar para o espelho.

Conclusão

O enxerto ósseo dentário é um procedimento muito tranquilo que, nos casos mais simples, pode ser realizado até mesmo no consultório odontológico e não existem riscos se for feito por um especialista no assunto.

Caso tenha necessidade de realizar esta técnica, busque a melhor solução para o seu caso em uma conversa entre paciente e cirurgião dentista.