Limpeza Dentária: Por que o procedimento é tão importante?

Nos últimos tempos, a preocupação com a saúde oral cresceu consideravelmente, principalmente pelo fato de a população estar mais consciente sobre os perigos de negligenciar a higiene da boca.

Com isso, é muito comum questionarmos quando fazer limpeza dentária é algo realmente necessário.

Responsável pela prevenção de uma série de doenças e pela manutenção da qualidade de vida, a higiene oral está diretamente ligada a esse tratamento realizado no consultório do dentista. 

Quer saber mais sobre a limpeza dentária, quem pode realizá-la e qual o melhor momento para procurar um profissional da área? Então continue a leitura do post de hoje!

limpeza dentária dentista e paciente sorrindo no consultório odontológico

O que é a limpeza dentária?

A limpeza dentária, também conhecida como profilaxia, por ser um tratamento de caráter preventivo, é um procedimento extremamente comum e muito importante da área de Odontologia. 

Ela consiste na limpeza da superfície dentária, o que inclui toda a região exposta dos dentes, para a remoção efetiva da potencial placa bacteriana, que quando não é eliminada, pode evoluir para problemas mais sérios como o tártaro, a gengivite e a doença periodontal.

O procedimento é considerado seguro e pouco invasivo, sendo realizado por quase todas as pessoas.É necessário sempre informar o seu dentista sobre qualquer problema de saúde que tenha para que ele possa tornar a limpeza segura.

Ou seja, com a limpeza dentária, além de prevenir uma série de problemas graves que podem acometer a cavidade oral, você ainda tem uma sorriso mais bonito e confiante. 

limpeza dentária dentista realizando limpeza dentaria em paciente

Para que serve a limpeza dentária?

Basicamente podemos dizer que a limpeza dentária serve principalmente para evitar possíveis doenças nos dentes e nas gengivas. Isso porque ela consegue remover todos os resquícios da placa bacteriana que o paciente não consegue durante o dia a dia. 

O acúmulo da placa bacteriana é a principal causa de doenças orais, como a cárie e a gengivite..É por isso que os dentistas recomendam que o procedimento seja realizado regularmente. 

Quando é necessário fazer a limpeza dentária?

Ninguém está livre da placa bacteriana. Sendo assim, a limpeza dentária é indicada para todos os pacientes, mas requer um cuidado especial naqueles que possuem doenças cardíacas. 

Até mesmo aqueles pacientes mais caprichosos com a higiene oral precisam se submeter a esse tipo de procedimento de tempos em tempos, com o objetivo de eliminar os resquícios de placa bacteriana, ou seja, micro-organismos que não conseguiram ser removidos com a manutenção do cotidiano.

A periodicidade das limpezas dependerá de uma série de fatores. De modo geral, existem casos em que a limpeza dentária deve ser feita a cada dois meses, enquanto outros pacientes podem precisar refazê-la apenas anualmente. No entanto, o mais comum é que ela seja realizada a cada seis meses, período em que o retorno ao consultório é normalmente recomendado.

O importante é sempre ser honesto nas conversas com o seu dentista para que, assim, ele consiga determinar o tempo necessário para fazer a limpeza dentária e manter os dentes fortes e saudáveis. 

Qual a frequência ideal para fazer o procedimento?

Como falamos acima, a recomendação é que a limpeza dentária seja realizada, em média, a cada seis meses, pois nesse intervalo o dentista consegue realizar o diagnóstico precoce de qualquer alteração oral, além de impedir o acúmulo excessivo de tártaro em pessoas com uma boa saúde oral.

Contudo, nos casos em que a pessoa está realizando outros tratamentos odontológicos, usa algum tipo de aparelho ou tem propensão ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, o mais recomendado é que as limpezas sejam realizadas em um intervalo menor, a cada três meses.

Da mesma maneira que, se a pessoa não tem propensão alguma ao acúmulo de tártaro e realiza a higiene bucal caseira da forma correta após cada refeição, as limpezas profissionais poderão ser realizadas com um intervalo maior, como por exemplo, uma vez a cada ano.

limpeza dentária fazendo limpeza nos dentes

Quais são as técnicas de limpeza dentária?

O dentista poderá utilizar diversas técnicas de limpeza dentária, de acordo com a necessidade de cada paciente e a situação da sua boca. A profilaxia simples, para limpeza e prevenção de doenças, pode utilizar os seguintes procedimentos destacados abaixo.

Tartarectomia

Essa técnica consiste na remoção do tártaro e da placa bacteriana acumulada, com instrumentos como curetas ou ultrassom, e geralmente é o primeiro passo de qualquer limpeza profilática. 

É importante ressaltar que o tártaro é uma precipitação de minerais e placa bacteriana que se gruda firmemente aos dentes e próteses e, quando isso acontece, somente um dentista é capaz de retirá-lo, já que é impossível fazer esse procedimento apenas com a escova dental.

Jato de Bicarbonato de Sódio

Outro passo importante da profilaxia é a lavagem dos dentes usando água pressurizada e um jato de bicarbonato de sódio, que permite uma limpeza profunda em toda a cavidade oral.

A combinação desses dois itens ajuda na remoção mais profunda da placa bacteriana, evitando as inflamações na gengiva.

Escovação completa

O dentista também realiza a escovação completa, com uma escova elétrica especial e um creme dental profissional, encerrando a limpeza. Nesse momento, muitos profissionais também aproveitam para ensinar aos pacientes as melhores técnicas de escovação, que podem se diferenciar dependendo de cada pessoa.

Aplicação do flúor

Para finalizar, alguns profissionais optam pela aplicação de flúor, que visa remineralizar os dentes, fortalecendo e protegendo contra os ataques bacterianos.

A limpeza dentária dói?

Para pacientes que possuem uma gengiva saudável, a limpeza não provoca nenhuma dor, apenas um certo desconforto. Porém, quando realizada em pessoas com propensão à sensibilidade dentária ou com a gengiva inflamada, pode sim causar dor.

Nesses casos, o profissional pode utilizar anestesias locais para aliviar o risco. Os pacientes também podem sinalizar o dentista, caso sintam muito incômodo, para que ele diminua a intensidade. 

limpeza dentária mulher no dentista

Por que fazer a limpeza dentária?

Existem cerca de 400 espécies de micro-organismos capazes de se alojar na boca e se alimentar da placa bacteriana. 

Sabemos que as bactérias estarão sempre presentes na estrutura oral e é impossível removê-las completamente. Contudo, a higienização oral diária e a limpeza dentária realizada no consultório odontológico periodicamente são as melhores formas de evitar doenças causadas pela ação dessas bactérias.

Somente um especialista poderá analisar os dentes e verificar se existe ou não a presença de tártaro, cáries e demais problemas orais, indicando o tratamento adequado para reverter esses quadros. 

A limpeza dentária pode ser realizada em pacientes de todas as idades. Nas crianças, a profilaxia dental é feita apenas com a aplicação de flúor e a pasta dental profilática, para prevenir contra a ação das bactérias.

Abaixo listamos os pontos mais importantes da limpeza dentária. Confira! 

Evitar doenças na gengiva

A limpeza dentária é fundamental para evitar doenças na gengiva, como:

  • Gengivite: inflamação da gengiva proveniente do tártaro, ou seja, quando há proliferação de resíduos de alimentos e bactérias sobre a mucosa gengival, cria-se o ambiente perfeito para a manifestação dessa doença. Ela causa sensibilidade, vermelhidão, inchaço e sangramento durante a escovação. Para evitar a gengivite, nada mais eficiente do que a escovação regular e o uso de fio dental. 
  • Periodontite: é um agravamento da gengivite, causada pela inflamação de todas as fibras e tecidos que sustentam os dentes, devido às bactérias alojadas na boca por muito tempo. Os principais sintomas da doença são: sangramento gengival durante a alimentação, escovação ou com o uso do fio dental; sensibilidade excessiva; halitose; dentes enfraquecidos e com mobilidade.

Nos dois casos, a prevenção consiste em realizar a higienização oral diária, além de procurar o dentista de tempos em tempos para fazer a limpeza dentária em consultório.

Prevenir cáries

A cárie é uma das doenças mais recorrentes na boca, principalmente entre crianças e idosos. Ela deriva de ácidos produzidos após a ingestão de açúcares, o que provoca a corrosão da dentina e do esmalte, gerando infecções médias ou graves.

Os principais sintomas da cárie são: sensibilidade ao mastigar; dor de dente constante, especialmente ao comer doces; queda dos dentes mais cariados.

Para evitar esse problema, o uso de fio dental e a escovação adequada são essenciais. Além disso, agendar consultas de rotina com um dentista também ajuda a encontrar focos de cáries em estados iniciais, evitando tratamentos de canais no futuro.

Combater a halitose

O mau hálito ou halitose pode ser causado pelo acúmulo de placa bacteriana. E para lidar com esse problema, é importante adotar uma boa rotina de higiene oral:

  • Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental adequado, para remover fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva.
  • Escovar delicadamente sua língua para também remover quaisquer bactérias presas à superfície.
  • Usar o fio dental para remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos das áreas de difícil acesso entre os dentes.
  • Visitar seu dentista regularmente, para ele verificar a saúde da gengiva e dos dentes, efetuar uma limpeza profissional e, assim, remover quaisquer depósitos indesejados de placa bacteriana.

Manter os dentes livres de manchas

A limpeza dental é um procedimento utilizado tradicionalmente para a manutenção da saúde oral. Durante a profilaxia, o dentista também faz a aplicação de alguns peróxidos leves, que eliminam manchas externas causadas pelo consumo de alimentos com corantes, café, vinho e cigarro.

Sendo assim, com a limpeza frequente, há sempre um branqueamento dos dentes, mantendo-os livres de manchas. No entanto, ele pode ser mais ou menos eficiente dependendo de cada pessoa. Fatores genéticos, idade, tipo do tecido dentário, existência de restauros ou próteses podem fazer com que o clareamento seja maior ou menor. 

limpeza dentária mulher se olhando no espelho do dentista

Qual duração do procedimento de limpeza dentária?

Sabemos que a limpeza dentária é feita no consultório e começa através de uma avaliação geral do dentista, verificando os locais de maior acúmulo de placa. Ele também vai verificar se há alguma cárie para ser removida e, se houver, esse procedimento é feito antes da profilaxia.

Depois disso, o profissional verifica a sensibilidade do paciente, para então, aplicar jatos de bicarbonato que removem a placa bacteriana e o tártaro. Por fim, o profissional promove a raspagem para retirar placas que não foram removidas do esmalte dentário.

É é recomendado que o paciente repita esse procedimento com regularidade para manter o sorriso sempre saudável. Porém, em determinados casos, também é possível que o seu dentista recomende um prazo específico para a realização da limpeza.

Além disso, após a limpeza é necessário que o paciente mantenha bons hábitos de higiene, fazendo a escovação correta pelo menos três vezes ao dia ou sempre após ingestão de alimentos ricos em açúcares e pigmentos e utilizando o fio dental.

Normalmente, a limpeza dentária dura cerca de uma hora, o que varia, para mais ou para menos, de acordo com a situação oral de cada paciente. 

limpeza dentária profissionais fazendo tratamento em paciente criança

Qual custo médio de uma limpeza dentária?

De acordo com a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza dentária completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1.000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

É importante lembrar que investir em uma manutenção para a saúde oral é também prevenir mais gastos no futuro. Uma boa profilaxia feita com frequência é capaz de evitar o acúmulo de tártaro e o consequente aparecimento de cáries e até tratamento de canal.

Onde fazer a limpeza dentária?

O local onde você pode fazer a limpeza dentária é no consultório odontológico. No caso da Clínica Studio Dentale, nosso programa de prevenção tem como objetivo a manutenção da saúde oral e o acompanhamento de tratamentos previamente realizados.

O controle periódico é fator primordial para a longevidade de tratamentos odontológicos. Sendo assim, o programa consiste em consultas de acompanhamento realizadas a cada quatro ou seis meses, dependendo de cada caso. Nesta consulta é realizada uma avaliação completa do paciente, profilaxia, remoção de tártaro, aplicação de flúor e orientações de higiene oral.

Para esclarecer todas as suas dúvidas e entender qual o melhor momento de realizar a limpeza dentária, agende sua consulta na Clínica Studio!

limpeza dentária dentista atendendo paciente que esta sorrindo

Conclusão

Agora que você sabe tudo de limpeza dentária, já entendeu que um dos maiores mitos por aí é que se deve visitar o consultório do dentista apenas quando problemas orais aparecem. Contudo, muitas dessas complicações poderiam ter sido evitadas se os pacientes seguissem as recomendações e visitassem os profissionais de seis em seis meses. 

Para ter uma boa higiene oral, o paciente precisa manter uma rotina de limpeza adequada em casa, fazendo a escovação e usando o fio dental diariamente. Porém, com o tempo, pode também ser necessária a realização da profilaxia com seu dentista.

A limpeza dentária serve principalmente para evitar possíveis doenças nos dentes e nas gengivas, uma vez que ela consegue remover todos os resquícios da placa bacteriana que o paciente não consegue durante o dia a dia. 

Quando a placa bacteriana não é removida, ela se mineraliza e passa a ser um cálculo ou tártaro. O seu acúmulo é a principal causa de doenças orais, como a cárie, gengivite e também a periodontite. 

Por isso que esse procedimento é tão importante e deve ser realizado com frequência. Com as ferramentas e técnicas adequadas, a limpeza dentária é capaz de manter os dentes saudáveis e fortes, além de proporcionar um sorriso mais bonito.