Ranger os dentes dormindo: Mitos, Verdades e Cuidados a serem tomados

ranger os dentes dormindo mulher

Compartilhe:

Você acorda com dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes? Sabia que isso pode ser sinal de ranger os dentes dormindo?

Também conhecido como bruxismo, esse hábito pode ser causado por estresse e ansiedade ou ainda por desalinhamento dos dentes.

No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre os mitos, verdades e cuidados que devem ser tomados. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

O quê é ranger os dentes dormindo?

ranger os dentes dormindo cama

Ranger os dentes dormindo, distúrbio também conhecido como bruxismo, é uma condição que ocorre quando uma pessoa range os dentes durante o sono.

É preciso estar atento, caso perceba que algo está diferente, pois esse hábito é capaz de desgastar, fraturar ou até mesmo lascar os dentes, deixando-os sensíveis.

Algumas pessoas relatam que sentem dor de cabeça ao acordar e dor na mandíbula. Isso acontece devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes.

O ranger os dentes dormindo pode causar Disfunção da Articulação Temporomandibular (DAT), um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula. Contudo, qualquer que seja a causa, é fundamental consultar um profissional para indicar o melhor tratamento.

Quais são as causas de ranger os dentes dormindo?

Existem diversas razões físicas e psicológicas que provocam o ranger os dentes dormindo. Podemos destacar entre as principais delas:

  • Estresse ou tensão;
  • Ansiedade e depressão;
  • Transtornos alimentares;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Alinhamento anormal dos dentes;
  • Refluxo;
  • Problemas do sono;
  • Reflexo de dores de ouvido ou de dente (principalmente em crianças);
  • Progressão de doenças crônicas;
  • Estimulantes como cafeína, álcool e drogas.

Quais são as consequências de ranger os dentes dormindo?

ranger os dentes dormindo dores

Os pacientes que costumam ranger os dentes dormindo relatam que sentem dor de cabeça logo ao acordar. Isso acontece por causa da compressão exagerada dos dentes, que pode prejudicar os vasos sanguíneos da raiz, afetando os nervos.

Contudo, outras consequências de ranger os dentes dormindo envolvem:

  • Dor no pescoço e no rosto;
  • Estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Sono ruim;
  • Zumbido no ouvido.

Quando o problema não é diagnosticado, com o tempo, é possível notar uma piora nos sintomas, incluindo: dentes achatados, fraturados e lascados; esmalte dental desgastado; aumento da sensibilidade dental e recuo de língua.

Como parar de ranger os dentes dormindo?

Para parar de ranger os dentes dormindo, é fundamental que a pessoa procure a ajuda de um dentista, pois somente ele conseguirá diagnosticar o caso e indicar o melhor tratamento.

Cuidados e melhores tratamentos

O principal tratamento para parar de ranger os dentes dormindo é através do uso de placas de mordida noturnas. Uma placa de acrílico rígida e transparente é usada nos dentes, superiores ou inferiores, para impedir o ranger inconsciente dos dentes.

Entretanto, levando em conta que o estresse é um dos muitos fatores envolvidos no problema, algumas técnicas de relaxamento podem ajudar. Uma boa dica é tentar aquietar seu cérebro antes de ir para a cama, tomar um banho quente e relaxante e beber um copo de chá de ervas calmante antes de dormir.

Um dos tratamentos recentes de maior sucesso e com boa aceitação é a adoção de medicamentos à base de cannabis medicinal. Com o avanço da Odontologia Canabinoide, essa alternativa tem tido cada vez mais destaque no cenário odontológico para o tratamento do bruxismo.

Em casos mais graves, o dentista poderá recomendar exercícios com a mandíbula para relaxar os músculos sobrecarregados.

Studio Dentale

A Studio Dentale conta com um especialista em Dor e Disfunção Temporomandibular para avaliar, tratar e acompanhar a estabilidade dessas alterações.

Vale ressaltar que a avaliação por um especialista nos permite um diagnóstico preciso para assim determinar um tratamento ideal para cada caso, além de ser fundamental para a prevenção de outras possíveis alterações.

Se você quer saber mais sobre as consequências de ranger os dentes dormindo, agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça suas dúvidas.

Quais são os mitos relacionados a ranger os dentes dormindo?

ranger os dentes dormindo travesseiro

O hábito de ranger os dentes dormindo acaba sendo relacionado a alguns mitos. Entre eles, os mais comuns são:

  1. Uma pessoa só range os dentes durante à noite?

Não. Apesar de ser mais comum ao dormir, esse distúrbio também pode ocorrer durante o dia, que é o movimento semi voluntário da mandíbula. Nesses casos, a pessoa costuma ranger os dentes quando está acordada sem perceber.

  1. O hábito de ranger os dentes é uma doença?

Não. O bruxismo é considerado como um distúrbio do sono e não uma doença propriamente dita.

Ranger os dentes dormindo pode ser verme?

Esse é um outro mito que envolve o ranger os dentes dormindo, pois não há estudos científicos que comprovem a relação entre bruxismo e verminoses.

Acredita-se que essa crença popular de que o hábito de ranger os dentes pode ser verme tenha surgido porque as crianças costumam ranger mais os dentes que os adultos e, como antigamente, era comum as crianças terem parasitose, as pessoas acabavam associando uma coisa à outra.

Apenas para deixar claro, os sintomas da parasitose incluem: diarreia, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, fraqueza, perda ou aumento de apetite e anemia.

O quê fazer quando as crianças rangem os dentes dormindo?

É possível que algumas crianças que sofrem de ansiedade, que tenham problemas na escola ou que passaram por uma alta carga emocional desenvolvam o hábito de ranger os dentes dormindo.

Esse movimento involuntário da mandíbula atinge aproximadamente 19% dos garotos e garotas e, quando persistente, desgasta os dentes, modifica a estrutura óssea temporomandibular e até mesmo aumenta a pressão na cabeça.

Se seu filho está rangendo os dentes, é melhor levá-lo para uma avaliação, pois é melhor corrigir esses problemas antes da dentição permanente aparecer. Uma outra evidência de que seu filho possa estar com bruxismo é caso ele reclame de dor de ouvido sem ser detectada nenhuma infecção.

Normalmente, o tratamento em crianças mais velhas é feito com o uso de placas noturnas, recomendadas pelo dentista. Já em crianças menores, você pode oferecer alguma atividade relaxante antes de dormir, como um banho quente, uma massagem suave e um leite morninho.

Conclusão

Como você pode notar, o hábito de ranger os dentes dormindo é mais comum do que imaginamos, principalmente em crianças.

Por isso, é importante estar atento aos sinais de desconforto para procurar a ajuda de um dentista especialista para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar