Raiz do dente exposta: Conheça as causas, sintomas e saiba como tratar

raiz do dente exposta paciente com escova de dente e equipamentos odontologicos

Compartilhe:

Você sabia que, em muitos casos, algumas ações simples do dia a dia podem causar prejuízos à nossa saúde oral? Um ótimo exemplo disso é a raiz do dente exposta, que pode ter início em situações simples da nossa rotina, como no momento em que vamos escovar nossos dentes, ocasionando dor e pontadas ao ingerir alimentos quentes ou frios.

Como as raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula, qualquer alteração pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde oral.

Mas afinal, quais são os riscos de uma raiz exposta? O post de hoje é para que você possa entender mais sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas.

O que são as raízes dos dentes?

As raízes dos dentes são compostas pela polpa sensorial e a dentina. Estas são cobertas por uma substância chamada cemento. Uma vez que elas perdem a proteção da gengiva, acabam ficando expostas ao conteúdo oral, como bactérias, placa, ácidos e também a temperaturas extremas, o que provoca sensibilidade dentinária. 

Além disso, também pode acontecer de o cemento se deteriorar ou desgastar com a escovação, pois eles não são tão resistentes quanto o esmalte que reveste os dentes acima da margem gengival, também deixando os dentes mais sensíveis. 

Quando a raiz do dente fica exposta?

Diversos fatores podem contribuir para que a raiz do dente fique exposta, também chamada de recessão gengival. 

Os principais fatores que contribuem para esse quadro são traumas durante a escovação, periodontite crônica ou agressiva, diabetes, fumo, alguns tipos de tratamento ortodôntico, o mal posicionamento dentário, o biótipo gengival (gengivas finas e delicadas) e até mesmo alergias ao metal de próteses dentárias. 

Idade com maior propensão a ter dente exposto

A manifestação da raiz do dente exposta pode ocorrer em qualquer idade. É importante estar sempre alerta, pois, normalmente, quando se percebe a dor ou a presença de retração, o problema já está instalado e é difícil conseguir uma reversão do processo de retração gengival.

raiz do dente exposta mulher com dor de dente

Raiz do dente exposta: quais são as causas?

Uma das principais causas da raiz do dente exposta é a doença gengival, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. 

Outras possíveis causas e exposição das raízes dentárias incluem:

  • Escovação excessiva;
  • Uso de escova dental de cerdas duras;
  • Tabagismo e uso de tabaco;
  • Dentes desalinhados;
  • Bruxismo;
  • Alguns tratamentos ortodônticos.

raiz do dente exposta dentista atendendo paciente

Sintomas da exposição das raízes dentárias

Alguns sinais podem indicar a exposição das raízes dentárias, são eles:

  • Sensibilidade dentinária;
  • Pontadas e dores, principalmente após ingestão de alimentos e bebidas doces, ácidos e quentes ou frios;
  • Aparência mais alongada dos dentes ou a exposição das raízes na base dos dentes.

Existem ainda outros sintomas menos evidentes de raiz dentária exposta, como vermelhidão, inchaço ou sangramento da gengiva. Nos casos graves de doença gengival, a gengiva se retrai, expondo as raízes dos dentes.

raiz do dente exposta paciente sendo atendida no consultorio

O que pode contribuir para a raiz do dente exposta?

Existem uma série de fatores que muitas vezes parecem inofensivos, mas que podem contribuir para que a raiz do dente fique exposta. Confira abaixo quais são eles. 

Falta de higiene adequada

As pessoas que não realizam a higiene adequada dos dentes, acabam acumulando bactérias, o que pode ser prejudicial para a gengiva.

Escovação exageradamente forte

O excesso de escovação, bem como o uso de escovas muito duras podem machucar a gengiva, contribuindo para que a raiz do dente fique exposta. 

Uso de piercing

O piercing colocado nos lábios, na parte interna, podem causar a retração gengival e, consequentemente, deixar a raiz do dente exposta, devido ao atrito dele com a gengiva.

Uso de determinados tipos de medicações

Alguns medicamentos podem deixar a boca muito seca, levando à exposição da raiz do dente.

raiz do dente exposta paciente no dentista

Tratamentos para raiz do dente exposta?

Existem diversos tipos de tratamentos para raiz do dente exposta. Somente um profissional da área é capaz de indicar o melhor para cada caso. Conheça abaixo algumas dessas possibilidades. 

Cirurgia para recobrimento gengival

A cirurgia para recobrimento gengival, também conhecida como cirurgia plástica gengival, requer muita atenção às indicações, pois o prognóstico do tratamento depende, entre outras coisas, do biótipo gengival, posicionamento do dente na arcada e quantidade de papilas dentárias ainda em posição normal.

Esta técnica pode ser realizada com ou sem o uso de enxertos, mas quando necessários, são retirados tecidos moles do palato, que são transferidos para a gengiva. 

Restauração dentária com resinas

O uso de resinas para proteger a raiz do dente exposta da ação abrasiva das cerdas das escovas dentárias é comum. Entretanto, diferente da cirurgia plástica gengival, essa técnica não remaneja as gengivas para a posição normal.

É importante ressaltar que este procedimento pode acarretar um problema mais sério, no caso da confecção de restaurações em resina pouco adaptadas às raízes, servindo como fonte para acúmulo de placa bacteriana e risco elevado para doenças gengivais. 

Movimentação ortodôntica

Quando a causa para a raiz do dente exposta é o posicionamento inadequado das raízes dentárias, corrigi-los através de tratamento ortodôntico com aparelhos pode ser o procedimento mais eficaz e duradouro. 

Sendo assim, o dente é movimentado até uma posição mais compatível com a arquitetura gengival harmoniosa e o recobrimento gengival se faz de maneira natural e rápida.

Técnicas regenerativas

As técnicas regenerativas para tratar raiz do dente exposta ainda necessita de pesquisas científicas de longo prazo para certificar a eficiência do procedimento, principalmente a que utiliza enzimas indutoras de reparo das estruturas periodontais.

raiz do dente exposta paciente com dor nos dentes

Consequências do não tratamento da raízes do dente exposta

É importante lembrar que o problema de raiz do dente exposta não se resolve espontaneamente. Sendo assim, quando não tratado, ele só piora, resultando em periodontite e outras doenças e, possivelmente, perda óssea no maxilar e na mandíbula. 

E tem mais, se os maus hábitos de escovação dentária não mudarem, mais dentes terão sua raiz exposta e a sensibilidade pode aumentar.

Além disso, a autoestima da pessoa fica bastante afetada de acordo com a gravidade do problema, pois a estética do sorriso é prejudicada.

raiz do dente exposta paciente e dentista no procedimento odontologico

Cuidados para evitar gengiva retraída

É importante manter uma rotina com alguns cuidados para evitar gengiva retraída. Entre eles podemos citar: 

  • Manter uma boa rotina de higiene oral e usar corretamente os acessórios de limpeza dos dentes, que deixam as gengivas livres de infecções que causam doenças periodontais;
  • Usar escovas de cerdas macias, que não causa traumas nos tecidos gengivais;
  • Visitar o dentista regularmente, para que possíveis alterações sejam identificadas;
  • Realizar limpeza dos dentes com um profissional a cada seis meses, pois o procedimento remove a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais causadores das infecções nas gengivas.

raiz do dente exposta sorriso

Conclusão

No post de hoje você pode compreender um pouco mais sobre a raiz de dente exposta, as suas causas e quais as principais complicações quando a mesma não é tratada. 

Por isso, ao menor sinal dos sintomas citados, que podem ser dores nos dentes, sensibilidade, sangramento, dentição frouxa e mudanças estéticas na boca, consulte o dentista para dar início ao tratamento adequado para o seu caso.

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar