Mordida correta: Saiba qual é a mordida ideal e como identificar a sua

Você sabia que, muitas vezes, por trás de um sorriso pode haver um problema muito comum, que é a mordida errada? Mas, como saber se você tem uma mordida correta ou errada?

Apesar de, em alguns casos, esse problema não incomodar os pacientes com o passar do tempo ele pode desencadear alterações na fala, respiração, mastigação e outros.

De uma maneira geral podemos dizer que a mordida errada é caracterizada pelo desencontro dos dentes da arcada superior e inferior, sendo mais conhecida pelos dentistas como má oclusão dentária. Ela requer acompanhamento e tratamento odontológico.

Se você quer saber mais sobre o assunto, para tentar identificar o seu tipo de mordida, não deixe de ler o post que preparamos.

O quê é uma mordida correta?

Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.

Como a dentição humana é constituída por quatro tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares), a má oclusão pode estar relacionada com qualquer um deles.

Quais são os tipos de mordida?

mordida correta mulher

Existem diversos tipos de desordens de mordida, que é quando não há o encaixe perfeito, com os dentes se tocando com a mesma pressão. Elas podem variar muito de acordo com o paciente. Confira abaixo quais são elas.

Mordida cruzada

A mordida cruzada ocorre quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores devido à estrutura óssea ou posicionamento dos dentes. Dessa maneira, as arcadas acabam se desalinhando e alguns dentes inferiores se deslocam para o lado.

Quando não tratada, essa situação pode gerar graves consequências, como bruxismo, perda dentária, retração gengival, falta de articulação, além de assimetria facial e baixa autoestima.

Mordida aberta

Acontece quando a falta de contato entre os dentes superiores e inferiores não permite a oclusão correta, dando essa impressão do sorriso estar aberto. Normalmente, é mais comum nos dentes da frente, apesar de também ocorrer na região posterior. A mordida aberta pode causar dor e dificuldade ao mastigar.

Mordida profunda

A mordida profunda, que é praticamente a sobreposição completa dos dentes anteriores superiores sobre os dentes anteriores inferiores, é um dos problemas de mordida que mais compromete a estética facial. Isso porque as margens dos dentes inferiores podem realmente morder o tecido gengival do palato superior, causando muitas dores de cabeça e na região mandibular.

Apinhamento dentário

O apinhamento dentário é um problema decorrente de um espaço muito pequeno para a acomodação de todos os dentes na boca, causando problemas na mordida, desalinhamentos e dores de dente.

Prognatismo

O prognatismo acontece quando a mandíbula inferior ultrapassa a superior, causando principalmente problemas na mastigação. Devido ao efeito visual estético, ele também conhecido como “queixo grande”.

Retrognatismo

Ao contrário do prognatismo, o retrognatismo é quando o maxilar superior é maior que o inferior. Neste caso, ao invés de ressaltar o queixo, é o nariz é que fica mais pra frente.

Quais problemas uma mordida errada podem causar?

mordida correta dentes

Uma mordida errada pode causar muitos problemas para a saúde do indivíduo, que vai além da estética. Porém, eles podem variar de acordo com o paciente e também o tipo de má oclusão existente e da sua severidade.

Dentre os principais sintomas e possíveis problemas que uma pessoa com mordida errada pode enfrentar estão:

  • A dor de cabeça constante, que é um dos sintomas mais frequentes na maioria dos casos;
  • Ruídos ao abrir e fechar a boca ao nível da articulação temporomandibular (ATM);
  • Dificuldade em movimentar a mandíbula;
  • Zumbidos nos ouvidos, podendo ser mais ou menos intensos de acordo com a gravidade do problema;
  • Desgaste  aumentado do esmalte durante os movimentos de oclusão;
  • Sensibilidade dentária ou mesmo dor de dentes;
  • Recessão, retraimento ou retração gengival (perda progressiva da gengiva).

Como deve ser a mordida correta?

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. Porém, essa tarefa nem sempre é fácil.

Alguns hábitos simples, como chupar chupeta ou respirar pela boca, já são suficientes para desalinhar o sorriso.

Como saber se você tem mordida correta ou errada?

Para saber se você tem a mordida correta ou errada, primeiro é necessário notar se possui alguma incorreção na hora que fecha a boca. Caso os dentes não se encaixem da maneira adequada, pode ser um sinal de mordida errada.

Outros fatores que devem ser analisados são: dor de cabeça e dor ou dificuldade de movimentar a mandíbula.

Porém, para ter a certeza, é necessário consultar um dentista, pois somente ele é capaz de diagnosticar precisamente o seu caso.

Qual o melhor tratamento para deixar sua mordida correta?

mordida correta perfil

Independentemente de qual seja o seu tipo de mordida, o tratamento de qualquer um dos quadros deve ser realizado com o acompanhamento de um ortodontista. Esse profissional é especialista em estudar e avaliar os movimentos da arcada dentária e óssea.

É possível dizer que o tratamento das mordidas é feito com o auxílio de aparelhos ortodônticos elaborados de acordo com cada tipo de má oclusão e da severidade do problema. O tempo de utilização do aparelho também deve ser avaliado pelo especialista, pois pode variar de acordo com a gravidade da alteração na mordida e com a resposta do paciente ao tratamento.

Geralmente, a correção é efetuada através de dois tipos de aparelhos ortodônticos:

  1. Aparelhos dentários fixos: normalmente utilizados em adolescentes e adultos;
  2. Aparelhos móveis ou removíveis: indicados para o tratamento em crianças. usualmente, são apenas utilizados nas crianças (aparelho ortodôntico infantil).

Existem casos em que é necessário recorrer à cirurgia ortognática (ou operação) de modo a efetuar a correção da mordida. Em outros casos, é possível recorrer a próteses fixas.

Qualquer que seja o seu caso, somente o dentista, após diagnóstico e avaliação minuciosa em consulta, poderá aconselhar a melhor opção de correção. E, quanto mais rápido o problema for detectado, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Studio Dentale

A Studio Dentale trabalha com as mais avançadas técnicas e modernas metodologias referentes a ortodontia. O nosso objetivo é oferecer tratamentos eficazes e eficientes individualizados especialmente para cada paciente.

Com o tratamento ortodôntico é possível melhorar o perfil facial e harmonizar o seu sorriso, alinhar os dentes, além de modificar as arcadas dentárias de acordo com o indicado para o paciente dentro da estética facial envolvida.

Agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça todas as suas dúvidas sobre a sua mordida.

Quanto custa em média um tratamento de correção da mordida?

Evidentemente que o preço do tratamento de correção da mordida vai depender do tratamento e da gravidade do problema.

O que podemos dizer é que o valor da correção com aparelho ortodôntico removível, tende a ser significativamente menor quando comparado ao aparelho ortodôntico fixo e à cirurgia ortognática ou até mesmo à prótese fixa.

Conclusão

A mordida errada é um dos problemas odontológicos que mais levam pacientes ao consultório dos dentistas.

O problema é que, quando não tratada, a longo prazo, a mordida errada pode causar dificuldades na mastigação, na fala, no desgaste dos dentes e até na respiração.

Por isso, é importante saber identificar quando a sua mordida pode estar apresentando sinais de má oclusão, para procurar a ajuda de um ortodontista imediatamente.