Implantodontia: Saiba o que é para que serve a especialidade

A implantodontia é uma das especialidades mais procuradas dentro dos consultórios odontológicos. Além dos resultados cada vez mais naturais, os avanços tecnológicos contribuíram para tornar os implantes mais acessíveis e o procedimento menos invasivo.

A implantodontia garante a reabilitação das funções orais do paciente, como a mastigação e a fonética. Com técnicas avançadas, a instalação de implantes odontológicos traz inúmeros benefícios para o paciente.

Conheça o que é a implantodontia e como ela pode ajudar a recuperar o sorriso e a qualidade de vida de quem precisa repor um ou mais dentes.

implantodontia dentista analisando raio x

O que é a Implantodontia?

A implantodontia é a área da Odontologia que trata da reabilitação oral por meio do implante dentário. Esse implante é instalado cirurgicamente dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar. 

Os implantes dentários surgiram com o objetivo de substituir as próteses totais, também chamadas de dentaduras, principalmente as inferiores. A partir disso, o tratamento foi evoluindo e, hoje em dia, o implante pode ser feito para substituir os dentes perdidos tanto na arcada dentária inferior quanto na superior.

Com a implantodontia é possível fazer a reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Os implantes podem dar suporte para diversos tipos de próteses, entre fixas ou removíveis.

O objetivo principal dessa especialidade é devolver as funções essenciais dos dentes que, eventualmente, tenham sido afetadas devido à ausência, como a mastigação e fonética.

A implantodontia também cuida da questão estética perdida, pois ajuda a restaurar a harmonia do sorriso e devolve a autoestima do paciente.

Para que serve a Implantodontia?

A implantodontia serve para trazer de volta o sorriso de pessoas que perderam um ou mais dentes. Além disso, o implante de dente promove uma melhora considerável no desempenho estético-funcional daqueles que precisam da reabilitação oral.

Com o implante e a prótese sobre implante instalados, a função mastigatória é devolvida ao paciente. Isso significa que o alimento volta a ser triturado e absorvido pelo organismo, promovendo saúde oral.

Ou seja, a implantodontia serve para trazer de volta a qualidade de vida de pacientes que por algum motivo perderam um ou mais dentes.

Falando mais detalhadamente, o implante serve para suportar uma coroa ou um grupo de coroas dentárias que se assemelham a dentes naturais. É a raiz de um dente perdido ou ausente. Servem de âncora ou suporte de próteses dentárias completas, coroas unitárias ou um grupo de coroas e dentadura. Na ortodontia são utilizados como ponto de ancoragem para o movimento do dente ortodôntico.

implantodontia dentista atendendo paciente

Quando é necessário colocar um implante dentário?

Existem diferentes causas para que a perda dos dentes ocorra na fase adulta. Quando acontece, o edentulismo (perda dos dentes) causa transtornos e interfere diretamente na autoestima e confiança de quem passa por essa situação.

Listamos aqui alguns motivos que podem causar a perda de dentes, tornando necessário o implante dentário.

Perda dentária

O implante é indicado sempre que uma pessoa perde um dente. Pode ser porque o dente foi extraído, perdido num acidente, ou qualquer outro motivo. Se há falta de dente, está indicado um implante. 

Ao optar por esse tratamento, o paciente tem vários benefícios, já que o dente volta a exercer suas funções normalmente, como mastigação correta, por exemplo.

Cárie

A cárie é uma doença infectocontagiosa que ocorre por conta de uma desagregação de um dente, causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca, que dissolve os tecidos duros do dente (esmalte, dentina e cemento). 

Quando não tratada, a cárie atinge as partes mais profundas do dente, levando à infecção e à perda dentária. A principal causa do surgimento de cáries é a falta de higiene bucal, principalmente quando associada ao consumo exagerado de alimentos com açúcar.

Gengivite

A gengivite é uma infecção da gengiva e das estruturas de suporte dos dente. Ela ocorre quando há o acúmulo da placa bacteriana e tártaro, devido à má higiene bucal. Sem um tratamento adequado, pode causar a perda de todos os dentes ou danificá-los de forma irreparável.

Infecções

A periodontite é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave. 

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada e é causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva, área onde a gengiva e os dentes se encontram. Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

Esse dano no tecido pode fazer com que a gengiva se separe dos dentes, criando pequenos espaços ou “bolsões”, onde podem ocorrer mais formação de placa bacteriana e infecções. Com o agravamento da situação, o osso começa a sofrer erosão. Sem o tratamento correto, isso resulta em dentes soltos, que podem cair ou que precisem ser removidos por um dentista.

Bruxismo

O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes, além de causar dores de cabeça e musculares, também pode levar à perda dentária. Isso acontece devido ao desgaste do dente pelo atrito constante causado pela força excessiva. Outro problema está relacionado aos pequenos traumas que, com o tempo, acabam enfraquecendo o dente e causando sua perda.

implantodontia dentista colocando pino em protese dentaria

Quais são os tipos de implantes mais comuns?

Existem diversas opções de implantes no mercado e cada uma delas é mais indicada para um tipo de necessidade. Na hora da escolha, somente o cirurgião dentista poderá determinar qual o procedimento recomendado. Conheça alguns desses tipos:

Prótese ósseo-integrada

O implante ósseo-integrado é um procedimento cirúrgico em que os implantes são colocados diretamente no osso maxilar. Depois da cirurgia, é preciso esperar um período de cerca de 4 a 6 meses para que ocorra a osseointegração, que é a integração do osso. Esse tempo dependerá da região que receberá os pinos.

Depois da osseointegração, é necessário fazer uma segunda cirurgia para que o implante seja ligado ao meio bucal. Para isso, o dentista especializado removerá a gengiva que está cobrindo o pino e colocará a prótese no local.

Prótese protocolo

Este é um tipo de prótese de resina ou porcelana fixada sobre, aproximadamente, 4 a 8 implantes, parafusada e retirada apenas pelo dentista. Entre as suas vantagens estão uma estética visualmente mais bonita, além de ser uma ótima opção para quem não deseja usar dentadura.

É preciso tomar um cuidado redobrado com a higienização bucal. Como todos os dentes estão conectados entre si, é fundamental seguir as recomendações do profissional quanto à limpeza correta, para que não ocorram problemas, como cáries.

Prótese overdenture

A prótese overdenture é uma alternativa com preço mais acessível que a prótese protocolo, pois exige cerca de 2 a 6 implantes, em média. Ela é confeccionada em resina, e funciona como uma espécie de dentadura, com o diferencial de apresentar um encaixe em uma barra que conecta o implante e a prótese. Isso garante mais retenção, estabilidade e conforto, já que o paciente não precisará ficar se preocupando se ela cairá ao comer e falar.

Nesse caso, os pinos são colocados sob a gengiva por meio da cirurgia. Em seguida, os dentes artificiais (agrupados) são encaixados. Como a prótese pode ser retirada pelo próprio paciente, uma de suas vantagens é que é mais fácil higienizá-la corretamente.

Implantes unitários

Este tipo é o mais indicado para a reposição de um único dente ou no caso da perda de poucos dentes não sequenciais. No procedimento, é colocado o pino para a substituição do dente perdido e, após dois ou três meses, é inserida a prótese ou coroa.

É importante lembrar que pessoas que têm dentes perdidos e ficam por muito tempo sem implante, correm mais riscos de absorção do osso maxilar pelo organismo. Por isso, para que o procedimento tenha resultados positivos, é preciso que o implante seja realizado o quanto antes, pois é necessário que o paciente tenha massa óssea suficiente para suportar o novo dente.

implantodontia dentista xom protese dentaria na mao

Quais são as etapas do tratamento de implantodontia?

O implante dentário é feito em várias etapas, que estão listadas abaixo.

Diagnóstico

A primeira etapa é examinar o paciente, seu histórico de saúde e avaliar se ele tem estrutura óssea adequada para suportar o implante dentário. 

Em alguns casos, é necessário fazer um tratamento ortodôntico antes para abrir ou fechar um espaço, porque, quando a pessoa perde um dente, os outros tendem a se movimentar para ocupar o espaço daquele elemento perdido.

Se você perder um dente da arcada de baixo, por exemplo, o seu de cima, chamado antagonista, começa a descer, porque não tem o par. Nesse caso ele pode até encostar na gengiva de baixo. Os dentes de trás também inclinam, por isso é preciso coordenar esse espaço e analisar a estrutura óssea para colocar o implante.

Caso o paciente não tenha estrutura óssea em volume adequado, ele precisa passar pela fase do enxerto ósseo, que é uma cirurgia para preparar o osso para receber o pino de titânio. Depois dessa etapa, é necessário esperar um tempo para o osso ficar saudável e poder receber a intervenção cirúrgica.

Planejamento do tratamento

Exames mais específicos de imagem e radiografias são necessários nesta etapa.Talvez seja preciso, inclusive, alguns exames de sangue para avaliar a saúde do paciente e evitar complicações durante a cirurgia. O profissional fará todo o plano do tratamento e, caso tudo esteja dentro dos conformes, marcará a cirurgia.

Intervenção cirúrgica

É uma cirurgia rápida, com duração de 30 a 40 minutos, realizada no consultório do dentista. O paciente recebe anestesia local para ficar confortável durante o procedimento. O profissional faz uma incisão na gengiva para chegar até o osso e, desse modo, colocar o pino de titânio. Depois de inserido o implante, é colocada uma tampa de proteção no local e são feitos os pontos.

É necessário aguardar de 3 a 6 meses para que ocorra a osseointegração. O paciente retorna ao consultório e faz uma radiografia para saber se está tudo certo. Com o osso integrado, já é possível dar continuidade às próximas etapas do implante dentário.

Cicatrização

Depois de colocados os implantes, começa a fase de cicatrização. O osso irá reconstituir-se à volta do implante, de forma indolor. Esta fase, chamada de osseointegração, é necessária para suportar a colocação de novos dentes e assegurar uma estabilidade perfeita. Durante este período, pode eventualmente ser colocada uma prótese provisória por razões estéticas.

Fase protética

No final da fase de cicatrização, o profissional e o protético dentário fabricam uma prótese (dente artificial) a partir de moldes. Esta prótese é fixada sobre o implante, por intermédio de um pino.

Acompanhamento e cuidados

Nesta etapa, o paciente deve seguir algumas recomendações no pós-operatório, para que a cicatrização ocorra sem problemas e a recuperação seja mais rápida. Anote o que é essencial:

  • Tomar a medicação prescrita;
  • Utilizar bolsas de gelo para reduzir o inchaço;
  • Fazer repouso no dia da cirurgia;
  • Adotar uma alimentação líquida ou pastosa nos primeiros dias;
  • Realizar a limpeza bucal com uma escova de cerdas macias e fio dental, tendo cuidado com a região operada;
  • Fazer o acompanhamento odontológico regular para avaliar as condições de saúde bucal e do implante.

O dispositivo precisa de um meio bucal saudável e, por isso, o paciente deve ser disciplinado com a higienização. Quem não faz a limpeza bucal adequada terá problemas, porque se o osso inflamar, poderá perder o implante dentário.

Quanto tempo dura a colocação do implante dentário?

Em casos mais simples, sem necessidade de tratamentos ou correções prévias, o tratamento de implante dentário demora, em média, 8 meses até a avaliação final, após a colocação e adaptação do paciente às próteses.

Em casos mais severos, onde é necessário enxerto ósseo, por exemplo, o tratamento de implante dentário, desde a avaliação até a prótese, dura cerca de 2 anos.

Apesar de demorado, os resultados obtidos com o implante dentário são muito mais do que estéticos. O tratamento restabelece a mastigação, realinha a arcada e evita problemas graves, como as disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

implantodontia dentista mostrando protese dentaria para o paciente

Quais são os benefícios do tratamento de implantodontia?

São muito os benefícios do tratamento de implantodontia. Aqui, listamos algumas vantagens que você terá ao optar pelo tratamento com implantes dentários.

Mastigação

A dificuldade de mastigação é um problema muito comum e recorrente em casos de perda dentária. Assim, comer pode deixar de ser um prazer e se transformar em um verdadeiro tormento. Para resolver essa situação, os implantes são realmente indicados, já que devolvem a função mastigatória ao paciente quase que instantaneamente.

Autoestima

Quem não tem todos os dentes sente-se inseguro para sorrir, devido ao receio de julgamentos pela sociedade. Isso é sempre um problema, que pode gerar muita ansiedade e destruir a autoestima dos pacientes que sofreram a perda dentária. Assim, os implantes são uma ótima forma de fazer com que essa segurança seja recuperada.

Ao poder sorrir novamente, o paciente restaura a sua autoestima. Com isso, todos os âmbitos da vida de uma pessoa podem ser beneficiados, desde o pessoal até o profissional. Lembre-se de que o sorriso é o nosso cartão de visitas e que deixá-lo bonito e saudável também pode ser muito vantajoso para os negócios.

Qualidade de vida

O implante dentário é procedimento simples, que vai melhorar muito a sua qualidade de vida e até prevenir problemas futuros. Com o implante você poderá sorrir sem medo, mastigar e falar com muito mais conforto e confiança.

O implante dentário é a opção mais segura para a reabilitação oral e estética. Com a evolução da odontologia e da tecnologia, o tratamento tem altos índices de sucesso, chegando a 98% dos casos.

Durabilidade

Além de ser uma técnica segura, o implante dentário tem uma taxa muito alta de sucesso. Cerca de 98% dos procedimentos são bem sucedidos. O fracasso do tratamento se deve em muito à falta de higiene adequada do paciente. 

Para completar, o implante dentário tem alta durabilidade. O procedimento pode durar por toda a vida, desde que realizado por profissionais qualificados e que o paciente siga todas as instruções e cuidados recomendados pelo cirurgião-dentista.

Qual o valor do implante dentário?

O preço do implante dentário pode variar de acordo com a técnica usada, a quantidade de dentes e o tipo de material utilizado. Normalmente, os valores ficam entre R$ 900,00 a R$ 3.500,00. 

É importante ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação de preços específicos de serviços, justamente porque cada caso deve ser analisado de maneira única e individual.

implantodontia dentista segurando portese dentaria

Cuidados após a colocação do implante dentário

Para que o tratamento de implantodontia tenha sucesso, alguns cuidados são necessário após a colocação do implante.

Fique atento ao cardápio nos primeiros dias

Nas primeiras 48 horas, logo após a colocação do implante, é indicado o consumo de alimentos frios, líquidos ou bem pastosos, como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. 

Depois desse período a alimentação gelada pode ser suspensa, mas é importante que o paciente evite alimentos mais duros ou que possam machucar a região implantada.

Não mastigue do lado operado

Na hora de comer, é preciso prestar atenção à mastigação, para que os alimentos não sejam posicionados do lado que foi operado. Os movimentos e o contato com a comida podem lesionar os tecidos e dificultar a cicatrização.

Além disso, também haverá acúmulo de resíduos, o que dificulta a higienização e aumentará bastante as chances de inflamações e a proliferação de bactérias. Nesse segundo caso, podem se manifestar infecções que vão afetar negativamente o implante.

Faça a higiene oral com cautela

A higiene oral não pode ser deixada de lado por causa da cirurgia de implante. Mas ela precisa ser feita com cautela, para não provocar agressões aos tecidos. O ideal é que seja realizada de uma forma lenta e suave, evitando passar a escova na ferida nos primeiros 3 dias, para não provocar atrito e nem causar lesões.

É preciso pedir informações ao dentista, para que ele indique o modo correto de proceder. Pode ser necessário algum artifício especial para higienização do local operado. O dentista também poderá indicar produtos específicos para facilitar a limpeza da boca.

Evite fazer bochechos

A movimentação da água na boca pode causar lesões no local operado, deslocando o coágulo sanguíneo e dificultando a cicatrização dos tecidos. Por isso, o ideal é evitar fazer bochechos, para que não aconteçam essas complicações.

Nos momentos em que é preciso fazê-lo, para enxaguar a boca após a higienização, por exemplo, realize movimentos lentos e muito suaves. Bocheche apenas o essencial no local operado para não causar problemas.

Corte o cigarro e álcool

As toxinas presentes no cigarro interferem na circulação sanguínea e ainda dificultam o processo de cicatrização. O calor da fumaça também prejudica a recuperação. Por isso, é preciso evitar o uso de cigarro durante o pós-operatório do implante dentário.

No caso das bebidas alcoólicas, sua composição agride os tecidos operados e a presença de álcool causa o ressecamento deles. Além disso, algumas medicações podem sofrer redução do seu efeito com o álcool. Por isso, é importante abster-se do seu consumo enquanto a boca estiver em recuperação.

Evite a exposição ao sol

A exposição ao sol precisa ser evitada durante os primeiros dias de pós-operatório de implante dentário. O calor afeta a circulação sanguínea e dificulta o processo de cicatrização dos tecidos.

Essa reação acontece em função da característica que o calor tem de estimular a circulação do sangue. No caso de quem realizou uma operação, as chances de sangramento e hemorragia são maiores quando a pessoa se expõe ao sol.

Lembre-se de tomar a medicação corretamente

Após a cirurgia de implante dentário o dentista recomenda alguns medicamentos para ajudar a minimizar as sensações de dores e favorecer o processo de cicatrização. É importante usar esses medicamentos de maneira correta, para não prejudicar a recuperação.

Os analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos precisam ser administrados na dosagem prescrita pelo profissional e tomados de acordo com os horários estipulados. Essas substâncias são fundamentais para ajudar a equilibrar o organismo e fortalecer a imunidade do local.

implantodontia protese dentaria

Conclusão

Neste texto você viu que, através da implantodontia, é possível restaurar a autoestima do paciente que perdeu um ou mais dentes e melhorar sua qualidade de vida, possibilitando que execute de maneira simples e segura as atividades comuns do dia a dia, como a mastigação de alimentos.

O implante dental é rápido e conta com uma tecnologia de ponta para que o processo seja o mais bem sucedido possível, sem colocar em risco a saúde e o bem estar das pessoas. 

É importante procurar profissionais qualificados para o procedimento e que possuam um local adequado e materiais seguros, para evitar qualquer complicação durante ou após a implantodontia.