Dentes com cárie: Causa, sintomas e tratamentos [GUIA COMPLETO]

A cárie nada mais é do que a deterioração do dente e está relacionada ao estilo de vida da pessoa. Hábitos alimentares, cuidados com os dentes, presença de flúor na água ingerida ou no creme dental, podem evitar o aparecimento de dentes com cárie.

Embora a cárie seja mais comum em crianças, os adultos também estão sujeitos a ela.

Hoje, preparamos um texto para que você entenda mais sobre a cárie, um problema muito comum, e que merece atenção e cuidados especiais.

Como é um dente com cárie?

dentes com cárie cirurgia

Para muitas pessoas, um dente com cárie é aquele que apresenta um pequeno buraco em sua superfície e que causa dor. Mas, este quadro mostra que a cárie já avançou para um estágio mais grave.

Existem outras características que mostram que o dente está cariado, como é o caso do surgimento de manchas brancas próximas ao contorno da gengiva. Essas placas bacterianas são espécies de películas produzidas por microorganismos e representam o primeiro sinal de desgaste do dente.

E então, quando o esmalte do dente é deteriorado, surgem manchas escuras e a cavitação, que é famoso buraquinho. Se o tratamento não for realizado com urgência, a lesão progride, a mancha se torna muito visível e os tecidos mais profundos são atingidos.

Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.

Vamos falar sobre alguns tipos de cárie:

  • Coronária: é o tipo mais comum e ocorre tanto em crianças como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies ou entre os dentes.
  • Radicular: à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
  • Recorrente: a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas, porque estas áreas tendem a acumular placas.
  • Cárie oculta: é uma lesão cariosa detectada em radiografias interproximais na dentina, em que, clinicamente, o esmalte oclusal se apresenta sadio ou minimamente desmineralizado.

O que causa a cárie nos dentes?

dentes com cárie sorriso

Nossa cavidade oral está cheia de bactérias que se acumulam nos dentes, como se fossem uma película pegajosa, formando a placa bacteriana. Essa placa bacteriana também contém saliva, restos de alimentos e outras substâncias naturais, e é formada nos seguintes locais:

  • Depressões e fissuras no dentes;
  • Entre os dentes;
  • Ao redor de próteses dentárias ou restaurações;
  • Próximo à linha da gengiva.

Os tipos específicos de bactérias que formam as cáries são as Streptococcus mutans. Elas se alimentam do açúcar dos restos de comida, transformando-o em ácidos, que corroem os minerais do esmalte do dente, até quebrá-lo.

Com o tempo, o esmalte do dente que fica abaixo da superfície começa a fraturar e a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície é destruída, a superfície se desaba, deixando a cavidade de cárie à mostra.

Um outro fator relacionado às causas da cárie, é a saliva. A saliva ajuda a diminuir a acidez oral e, assim, protege a região contra o desenvolvimento de bactérias e, consequentemente, previne o aparecimento de cáries.

Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia ou boca seca, uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser decorrente de alguma doença, do uso medicamentos, de radioterapia e de quimioterapia, e pode ser temporária ou permanente, dependendo de suas causas.

Quanto tempo leva para se desenvolver a cárie?

Os dentes com cárie são causados por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o esmalte do dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie pode levar algumas semanas ou vários meses, e a dor só aparece quando a corrosão se aproxima da polpa do dente, onde se encontra um conjunto de nervos e vasos sanguíneos.

Você pode estar com uma cárie, mas não saber identificá-la, por pensar que apenas a dor de dente indica que ele precisa ser tratado.

Uma cárie dentária detectada em fase inicial pode ser revertida por um dentista. O surgimento de manchas brancas pode indicar uma cárie em fase inicial, que ainda não corroeu o esmalte do dente. Por isso, é importante se consultar com um profissional a cada seis meses.

A cárie que já destruiu o esmalte do dente não pode ser revertida. A maioria das lesões de cárie continua a piorar e a se aprofundar com o passar do tempo, e o dente pode ficar danificado até a raiz. O tempo que esse processo vai demorar varia de pessoa para pessoa.

Quais os sintomas dos dentes com cárie?

dentes com cárie dor

Como já falamos acima, o primeiro sinal de que você pode estar com uma cárie é o aparecimento de manchas brancas e opacas na superfície do dente. Se você conseguir identificar esse problema rapidamente e procurar um dentista a tempo para o tratamento, essa mancha deixa de ser fosca e se torna brilhosa, combatendo a proliferação da placa bacteriana.

Mas, se isso não acontecer e a cárie evoluir, o próximo sinal será a formação de cavidades no dente, que podem ser notadas como pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície dentária. Isso acontece porque a cárie passa a corroer o esmalte dentário, que é a camada mais externa do dente. Depois do esmalte do dente, a cárie passa a perfurar a dentina, e assim, os sintomas começam a ser mais sentidos pelo paciente.

A partir do momento em que a cárie evolui para um pequeno buraco, outros incômodos podem ser notados pelo paciente, como sensibilidade, dor e desconforto devido à retenção de alimento no local. Os sintomas se agravam, quando a cárie atinge a polpa do dente.

Portanto, fique atento para os seguintes sinais:

  • Manchas brancas ou marrons na superfície do dente;
  • Presença de buraquinhos em um ou mais dentes;
  • Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Sensibilidade;
  • Gengiva inchada e dolorida.

Quando os dentes com cárie dóem?

A cárie precoce pode não apresentar nenhum sintoma. Em estágio inicial, o paciente não sente dor e a identifica apenas por meio da observação da presença de manchas brancas nos dentes.

Quando a cárie corrói o esmalte do dente e começa a invadir a dentina, é preciso ficar atento, pois o caso começa a ficar mais sério e doloroso. A dentina é a segunda camada do dente, e serve como proteção para a polpa. Nesse estágio, o paciente começa a perceber sensibilidade, dor e desconforto devido à retenção de alimento no buraquinho formado pela cárie

A polpa do dente é a parte interna dele, uma estrutura fundamental e altamente inervada. Se a cárie não é tratada, ela vai atingir a polpa, causando, além de dor, inflamação, infecção, e até mesmo a morte dessa parte do dente. Nesse estágio, podem aparecer os abscessos e, a partir deles, as bactérias podem chegar à circulação e causar problemas no organismo.

Além do comprometimento da saúde e estética do dente, a cárie também pode provocar dificuldade de mastigação e problemas na fala, principalmente devido ao incômodo e a dor causados.

Como posso ajudar a evitar dentes com cárie?

dentes com cárie dentistas

Cuidar do sorriso é mais fácil do que parece. E, melhor do que tratar uma cárie, é não ter esse tipo de problema. Separamos algumas dicas que vai te ajudar a combater esse dano.

  • Diminua o consumo de alimentos que contenham açúcar. Esses tipos de alimentos são digeridos e transformados em ácidos rapidamente pelas bactérias da boca. Pouco tempo após a ingestão, os ácidos já começam a agir sobre os dentes. Então, é importante moderar a quantidade e também evitar o consumo deles várias vezes ao dia, pois, assim, você estará diminuindo a frequência com que os ácidos serão produzidos e o tempo que os dentes ficam expostos a eles.
  • Mantenha uma higiene oral adequada. Use o fio dental para eliminar as sujeiras que ficam presas entre os dentes e escove os dentes após as principais refeições e antes de dormir, pois durante o sono os dentes ficam várias horas sob ação das bactérias.
  • Consulte seu dentista a cada seis meses. Nem sempre as cáries são visíveis ou causam sintomas e quanto antes forem detectadas, mais fácil será o tratamento. Por mais que a higiene oral seja feita de maneira correta, as bactérias da boca são rápidas, e quando a placa bacteriana endurece e forma o tártaro, o ambiente fica mais vulnerável ao surgimento das cáries. Esse tártaro, somente o dentista consegue remover. O profissional também vai te instruir sobre o uso de flúor, que fortalece os dentes.
  • Beba bastante água. Além de hidratar, a água também ajuda a equilibrar o pH e estimular a produção de saliva, o que ajuda a diminuir a acidez oral, protegendo assim a região contra o aparecimento de cáries. A boca seca pode ser um problema e, por isso, é necessário consumir, em média, dois litros de água por dia.
  • Consuma alimentos considerados detergentes, como a maçã, que tem o poder de limpar a cavidade oral.

O que fazer quando a dentes com cárie aparecem?

dentes com cárie boca

Quando o paciente realiza consultas regulares ao dentista, o profissional consegue identificar o surgimento da cárie em uma dessas consultas de rotina e então realiza o tratamento no estágio inicial. Caso você não tenha o hábito de procurar um profissional a cada seis meses e notar algum sintoma de cárie, procure um especialista o mais rápido possível.

Se a cárie ainda estiver no estágio inicial, o profissional vai orientá-lo que apenas uma mudança de hábito e a aplicação tópica de flúor podem promover a remineralização e paralisação do processo da cárie.

Se o quadro já tiver se agravado e a cavitação já tiver atingido a estrutura dentária, o tratamento mais adequado é através da restauração com resina composta ou outro material restaurador. Mas, se o caso for ainda mais grave, estabelecendo um quadro de cárie profunda, que tenha afetado diretamente a polpa dentária, o mais indicado é o tratamento de canal.

Qual o melhor tratamento para dentes com cárie?

dentes com cárie criança

O tratamento vai depender do estágio da cárie. Nas fases iniciais, ela pode ser interrompida e, inclusive, pode ser revertida. O flúor, por exemplo, ajuda um dente em fase inicial de cárie a se recuperar sozinho, promovendo a remineralização.

Quando a cárie já está em estágio avançado e há cavitação no esmalte, o tratamento padrão é a restauração do dente. A restauração dentária é um procedimento que visa reconstruir o dente que sofreu algum dano, seja por cárie ou fratura.

Para fazer a restauração, o primeiro passo é remover toda lesão para que área atingida pela cárie seja limpa. Depois disso, o local está pronto para ser preenchido com um dos materiais restauradores, que pode ser amálgama ou resina composta. Esse procedimento é conhecido como restauração (obturação).

Existem diferentes materiais restauradores cada um com suas vantagens e desvantagens. Restaurações de amálgama, feita com uma mistura de metais, têm a cor prateada. Elas são resistentes, e mesmo assim, não estão sendo mais utilizadas. Já restaurações de resina composta são menos resistentes, porém como são produzidas na cor do dente, são as mais usadas. Peça orientações ao seu dentista, ele te indicará a melhor opção.

Durante o procedimento, o dentista pede que o paciente morda para dar forma à restauração, que vai endurecendo ao longo do processo. Alguns tipos de restauração requerem o uso de uma luz especial para endurecerem. Nesses casos, o dentista irá intercalar a moldagem da restauração com a aplicação dessa luz.

Quando procurar um profissional

Em geral, os estágios iniciais da cárie são indolores. Somente exames dentários regulares, raio X ou outros aparelhos detectores de cárie podem mostrar um problema em fase inicial.

Então, se os seus dentes ficarem sensíveis à mastigação ou a bebidas e alimentos quentes, frios ou doces, ou se você identificar o surgimento de manchas na superfície, recomenda-se que entre em contato com o seu dentista.

Quando a cárie atinge a raiz?

Em estágios avançados, em que a cárie corroeu o esmalte dentário e a dentina, e atingiu a polpa do dente, há risco de infecção e formação de abscesso na raiz. Antigamente, nesse estágio da cárie a única alternativa era extrair o dente, mas hoje, é possível realizar o tratamento de canal.

O tratamento de canal consiste na remoção da área danificada do dente, limpeza e desinfecção do local. Depois disso, é feito o preenchimento e selamento.

Como saber se a cárie vira canal?

Algumas vezes, as bactérias podem infectar a parte interna do dente, chamada de polpa. Isso pode acontecer mesmo que a parte visível do dente permaneça relativamente intacta. Nesse caso, o dente precisará de um tratamento de canal, que será feito por um endodontista.

O tratamento de canal é realizado para remover a estrutura inflamada ou infeccionada e descontaminar a parte interna do dente, de forma a eliminar o maior número possível de bactérias da região.

Conclusão

dentes com cárie atendimento

Agora que você já sabe mais profundamente sobre as causas, sintomas e tratamentos de cárie, e também viu que, apesar de ser bastante comum, é um problema que deve ser tratado o mais rápido possível, não deixe de agendar uma consulta com o seu dentista.

O acompanhamento de um profissional pode identificar uma cárie em estágio inicial e evitar muitos problemas à sua saúde oral e até mesmo ao seu organismo como um todo.

Se você já percebeu a presença de manchas em alguns dentes, ou mesmo, se está sentindo dor de dente. Entre em contato com a Studio Dentale e agende a sua avaliação agora mesmo.

Somente a avaliação de um dentista para o correto diagnóstico e planejamento de um tratamento eficaz, para o melhor da sua saúde oral.