Clareamento Dental: Como funciona, tipos e cuidados antes e depois

Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso branquinho. 

Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. É possível clarear os dentes com diversas técnicas, seja no consultório com o seu dentista, em casa casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos.

O clareamento dos dentes é um procedimento pouco invasivo e que pode ser justamente o que você está procurando melhorar a sua autoestima. Quer saber mais sobre o que é o clareamento dental e como funciona esse tratamento? Então continue a leitura do texto!

O quê é o clareamento dental?

De uma maneira geral podemos dizer que o clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.

Contudo, é importante ressaltar que a superfície dentária não é a única região afetada durante o processo. A gengiva também precisa de atenção e proteção, pois o gel é muito forte e pode até mesmo queimá-la.

Desde que toda a cavidade oral esteja em um bom estado de saúde, é possível realizar o clareamento dental sem problemas. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas orais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Durante a gravidez, principalmente  no terço inicial e final, o procedimento também deve ser evitado. 

Ainda não podemos deixar de mencionar que, apesar de muitas vezes o clareamento dental ser algo procurado pelos próprios pacientes, este procedimento deve ser indicado e acompanhado por um dentista.

Clareamento dental: como funciona?

Existem diversas maneiras de realizar o clareamento dental e o resultado final do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada e também da dedicação do paciente. 

Conheça abaixo um pouco mais sobre as três principais técnicas!

Clareamento dental com moldeira

O clareamento dental com moldeira consiste, basicamente, em utilizar moldeiras de clareamento de silicone onde são colocados os géis clareadores. 

Neste caso, o paciente deve fazer a limpeza da boca, colocar o gel dentro das moldeiras e usar durante o dia ou durante a noite, enquanto dorme.

A indicação do gel mais adequado, a quantidade correta e o período de uso variam para cada caso e são indicados pelo dentista.

Clareamento dental à laser

O clareamento dental à laser é realizado no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o gel clareador é ativado através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento efetivado. 

Esta técnica pode reduzir as chances de reação inflamatória e, consequentemente, traz menos sensibilidade aos dentes dos pacientes.

Clareamento dental caseiro 

É preciso ter muito cuidado com o clareamento dental caseiro, pois muitas vezes, além de não serem eficientes, ainda podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva.

Então, nada de comprar produtos por conta própria ou usar produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões pode variar de acordo com cada paciente. Quanto mais pigmentado estiver o dente, mais sessões serão realizadas. 

De uma maneira geral, o tratamento com moldeiras leva de duas a três semanas para ser concluído e o clareamento dental à laser, que é mais rápido, necessita de apenas três sessões de 40 minutos cada. 

Quanto tempo dura o tratamento de clareamento dental?

A longevidade do clareamento dental é variável de um paciente para outro, pois depende do estilo de vida de cada um, principalmente no que diz respeito à alimentação. Contudo, podemos dizer que o tempo médio de retenção de cor é de dois a três anos.

Qual o valor do clareamento dental?

Antes de falarmos quanto custa o clareamento dental, vale ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação de preços específicos de serviços, justamente porque cada caso deve ser analisado de maneira única e individual.

Mas, para que você tenha uma noção de quanto será necessário para realizar esse tratamento, podemos dizer que os valores variam entre R$ 400,00 e R$ 2.500,00. 

Também é importante frisar que a técnica a ser empregada não deve ser uma escolha do paciente, mas sim recomendada pelo dentista, que avaliará o caso e depois indicará o tratamento mais eficaz, que vai depender do histórico do paciente, da coloração e de sua expectativa.

Cuidados antes e depois do procedimento

Não é necessário que os dentes estejam muito manchados ou escuros para se buscar um tratamento de clareamento dental. Basta que o paciente esteja insatisfeito com a coloração de seus dentes.

Entretanto, ao buscar a opinião de um dentista especialista, é fundamental que o paciente esteja por dentro de todos os cuidados necessários antes e depois do clareamento dental

Antes de iniciar cada sessão é imprescindível manter uma boa higiene oral, pois assim o dente estará livre de placa bacteriana e restos de alimentos, facilitando a ação do produto.

Já entre os cuidados após o clareamento dental, estão: 

  • Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho;
  • Caso não seja possível evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, os canudos podem servir como bons aliados;
  • Evitar o uso de tabaco;
  • Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições;
  • Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição;
  • Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes.

Como manter um clareamento dental

Os cuidados necessários para manter o clareamento dental são basicamente os mesmos que devem ser tomados após o tratamento, conforme citamos acima. 

Sendo assim, para que o tratamento dure mais tempo é fundamental: evitar alimentos e bebidas muito pigmentadas, principalmente nas primeiras 48 horas após a realização do procedimento.

Também é indispensável optar por pastas de dente e enxaguantes bucais sem corantes, bem como utilizar diariamente o fio dental. 

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a escovação de qualidade, que além de ajudar na boa higiene oral também mantém o clareamento por mais tempo. 

Onde fazer o clareamento dental?

Se você pretende fazer clareamento dental e está em busca de um profissional qualificado, então a sua melhor opção é a Clínica Studio Dentale.

Nós optamos pela técnica mais moderna e segura, que associa os dois tipos de tratamento (tratamento de consultório e caseiro), sempre considerando as peculiaridades de cada paciente. 

Também realizamos toda a supervisão durante o tratamento a fim de controlar os resultados e garantir ao paciente conforto e um resultado estético satisfatório.

Conclusão

Como vimos, o clareamento dental é uma excelente alternativa de tratamento para dentes com alteração de cor. Existem dois tipos de clareamento dental: o caseiro tradicional, com moldeiras, e o clareamento de consultório, à laser ou luz de led.

O tratamento tradicional, ou clareamento dental caseiro, consiste na aplicação de um gel sobre os dentes, colocado dentro de uma moldeira de silicone personalizada. A aplicação pode ser feita durante o dia ou durante a noite, por tempo determinado pelo dentista.

Já o tratamento de consultório utiliza um gel de alta concentração associado a sistemas de luz, causando um resultado imediato e mais duradouro.

É válido ressaltar que ambos os procedimentos podem ser indicados para pacientes que possuem sensibilidade nos dentes. Isto é possível através de algumas condutas clínicas e de medicamentos administrados durante o tratamento.

Agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça suas dúvidas!

Sair da versão mobile