Extração de Siso: quando fazer e cuidados antes e depois

Para muitos, a extração de siso é sinônimo de alívio, principalmente se o dente já estava causando dor e incomodando.

A cirurgia para extração de siso, apesar de ser bem tranquila, também requer alguns cuidados especiais no pós-operatório. Sendo assim, para que você não corra nenhum risco após a extração e ainda reduzir os desconfortos que a cirurgia causa, é fundamental seguir as recomendações do dentista.

Quer saber mais sobre a extração de siso, qual é o tempo de recuperação e como é realizada a cirurgia? Então continue a leitura deste texto.

O quê é a extração de siso?

extracao de siso paciente

Também conhecidos como terceiros molares, os dentes do siso são o último conjunto de molares a nascer e eles não são necessários para um sorriso saudável. Na verdade, eles podem até causar danos se não irromperem de forma adequada.

Quando esses molares surgem, é comum que não haja espaço suficiente para que eles erupcionem. Consequentemente, eles podem irromper em um ângulo inadequado, ficar apinhados e, às vezes, não irromper completamente. Essas situações podem levar a futuros problemas de saúde oral, como infecções e dor.

É por isso que a Associação Americana de Odontologia recomenda que as pessoas sejam submetidas a uma avaliação da boca antes dos 20 anos para ver como os dentes do siso estão nascendo e também para verificar se há impacção dos dentes do siso enquanto as raízes ainda estão se desenvolvendo.

Caso necessário, o cirurgião-dentista pode extrair os últimos molares em um único procedimento. Embora seja utilizada a anestesia para tornar a extração de siso um procedimento mais confortável, a dor e o desconforto fazem parte do processo, principalmente no pós operatório, quando termina o efeito da anestesia.

O quê é o siso?

Popularmente conhecido como dente do juízo, são os último dentes de cada lado dos maxilares superior e inferior e também os últimos a nascerem, entre os 17 e 25 anos. Entretanto, muitas vezes, esses dentes nascem com alguma anomalia que dificulta seu nascimento ou que pode até impactar na saúde dos demais dentes. Nestes casos, precisam ser extraídos.

Algumas pessoas podem não apresentar um ou todos os dentes do siso e isso acontece porque alguns indivíduos nascem sem o germe (base) que dá origem a esse dente.

Quando fazer a extração de siso?

extracao de siso equipamentos

É recomendado fazer a extração de siso por volta dos 18 anos, pois é quando os tecidos da boca ainda estão mais macios. Contudo, caso não nasçam até os 30 anos, porque não acharam espaço, é necessário arrancá-los, pois poderão causar dores, inflamações, cáries, problemas de mastigação ou dentes encavalados.

Contudo, a extração do siso deve ser feita apenas quando os dentes do siso não nasceram adequadamente na boca. Caso o dente esteja presente na boca e não comprometa a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e não precisa ser retirado.

De maneira geral podemos dizer que a indicação de extração de siso se relaciona a:

  • Dificuldade de higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com as escovas;
  • Pressão nos dentes vizinhos gerando riscos de traumas e até mesmo perdas do alinhamento dos dentes;
  • Alterações na mordida e também na fala motivadas pela presença dos sisos;
  • Dentes inclusos, ou seja, que não conseguem nascer pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares;
  • Sisos que sofrem com infecções recorrentes, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado;
  • Terceiros molares em contato com a raiz dos segundos molares, o que pode gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro;
  • Dor e desconforto em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, uma vez que já tenham sido investigadas outras possíveis causas para as dores.

Sintomas do siso

Podemos dizer que os dentes do siso que nasceram apenas parcialmente ou então que nasceram tortos também pode levar à uma inflamação ao redor do dente. Nestas situações, sintomas como dor forte, gengiva inflamada ou “gengiva inchada” por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns.

Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente.

No caso de impactação dentária, o dente do siso pode causar dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido.

Já em outras circunstâncias pode verificar-se uma situação em que o dente do siso entorta os outros, nomeadamente os dentes da frente, devido à pressão que exerce durante a sua erupção e que se reflete até à região anterior.

Como é feita a extração de siso?

extracao de siso equipamentos

Para fazer a extração de siso é aplicada uma anestesia local próxima ao dente que será retirado. Após a área estar adormecida, o cirurgião dentista faz uma incisão na pele da gengiva, que é deslocada, para que o profissional consiga ver o dente a ser retirado.

Nos casos em que os dentes ainda não tenham nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois a remoção do dente. Por último, o cirurgião retira os restos de ossos e até mesmo pedaços de dente que possam ainda estar dentro da cavidade, e completa com uma sutura.

Dependendo do caso, o dente pode ser quebrado e retirado em partes, enquanto que em outros será retirado inteiramente. Tudo isso vai depender da posição do dente e das condições do paciente.

A duração da cirurgia de extração de siso varia conforme o seu grau de dificuldade e a quantidade de dentes que será retirada. Podemos dizer que, em média, o cirurgião dentista leva 30 minutos em cada dente.

Qual medicamento tomar antes da extração de siso?

No dia de sua extração do siso, o ideal é que o paciente tome os medicamentos prescritos pelo profissional, que geralmente são antibióticos.

Quantos dias para se recuperar da extração de siso?

O tempo de recuperação, após a extração de siso, pode variar de acordo com o paciente e o grau de dificuldade da cirurgia. Em geral, pode-se pensar no seguinte:

  • A anestesia dura em torno de quatro a cinco horas, exceto em casos de eventual parestesia transitória (sensações como formigamento, frio e calor na área) decorrente dos procedimentos associados à extração de siso. Nestes pacientes, a sensação de anestesia pode perdurar por alguns dias.
  • É comum que haja sangramentos em uma ou mais aberturas nas primeiras 24 horas. E para controlá-los é necessário colocar um pedaço de gaze limpa sobre a área do dente que foi retirado e tentar mordê-la firmemente até sentir que o sangramento foi estancado. Contudo, se persistir, avise o seu dentista.
  • Também é comum que o paciente apresente edemas faciais na área onde o dente foi extraído. E para reduzir o inchaço, você pode aplicar nas primeiras 2 a 3 horas uma compressa gelada durante 10 minutos aproximadamente. Após esse primeiro dia, o inchaço pode ser tratado com compressas quentes.
  • Alguns pacientes podem apresentar dificuldades para abrir ou fechar a boca, devido a tensão gerada pela extração de siso. Entretanto, essa situação é transitória e se recupera juntamente com a cicatrização das áreas onde foram retirados os dentes.

Como aliviar a dor da extração de siso?

extracao de siso mulher

Não podemos negar que a dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas a sua intensidade também pode variar muito de um paciente para outro. No entanto, em quase todos os casos o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada profissional.

Também é possível reduzir o nível de dor tomando os cuidados necessários para parar o sangramento e reduzir o inchaço.

Cuidados que devem ser tomados antes e depois da extração de siso

extracao de siso escova

Alguns cuidados são necessários antes e depois da extração de siso. Com certeza, o seu dentista irá passar todas as recomendações para o seu caso específico.

Contudo, de uma maneira geral podemos dizer que no dia de sua extração de siso, o ideal é fazer uma refeição leve e tomar todos os medicamentos que eventualmente forem prescritos, como antibióticos.

Você ainda deve evitar usar maquiagem ou acessórios mais volumosos no cabelo para não causar incômodo durante a cirurgia. Também é muito importante informar ao dentista todo seu histórico de saúde, para que todos os cuidados sejam tomados previamente caso necessário.

Após a cirurgia de extração de siso outros cuidados devem ser adotados.

Lista de cuidados após a cirurgia:

  • É necessário fazer uma dieta líquida nos primeiros três dias, evitando comer alimentos muito quentes. Após esse período e nos quatro dias seguintes é recomendada uma dieta pastosa, evitando consumir alimentos granulosos, duros ou consistentes. Isso ajuda a diminuir o inchaço e o sangramento, reduzindo também o risco de infecções. E não se esqueça que tanto a dieta líquida quanto a pastosa em ser bastante nutritivas, mantendo o sistema imunológico fortalecido.
  • Tome todas as medicações recomendadas pelo dentista corretamente. Podem ser indicados analgésicos leves, moderados ou fortes, sedativos, anti-inflamatórios esteroides ou não esteroides e antibióticos. O tempo de medicação também deve ser estabelecido pelo profissional, mas no geral são três dias para medicação analgésica e de três a 15 dias para os antimicrobianos.
  • Não faça bochechos e nem cuspa, principalmente ao escovar os dentes, nas primeiras 24 horas após a extração do siso. Também evite fazer movimentos de sucção.
  • Na hora de escovar os dentes, faça movimentos mais suaves do que o habitual e evite os dentes mais próximos aos sisos extraídos durante as primeiras 24 horas. No segundo dia você pode retomar a escovação suave dos seus dentes. Também é importante não usar enxaguantes bucais comerciais, a não ser que tenham sido prescritos pelo médico.
  • Evite o cigarro pelo menos nos primeiros sete dias, pois ele contém substâncias tóxicas que penetram na mucosa da boca e podem infeccionar a cicatriz.
  • Não tome bebidas alcoólicas, pois elas podem interagir com a medicação e causar efeitos colaterais.
  • Retorne ao consultório do dentista, sete dias após a extração de siso, para remover os pontos. Vale ressaltar que deixar pontos na boca além do previsto pelo profissional pode resultar na retenção de alimentos, bactérias e impurezas que dificultam a cicatrização, arriscando a saúde oral como um todo, podendo chegar ao ponto de causar infecção e feridas na região. Somente quando os pontos forem do tipo reabsorvíveis podem ficar na boca, não sendo necessária a visita médica para remoção.

Possíveis complicações em uma extração de siso

extracao de siso anestesia

Apesar de ser considerada uma cirurgia relativamente simples, é possível que ocorram algumas complicações mais importantes da extração de siso, além dos problemas que podem ser comuns a todas as cirurgias, como infecções.

Em alguns casos, pode ser que ocorram problemas como:

  • Alveolite: normalmente ocorre em três ou quatro dias após a extração e é acompanhada de dores muito fortes e odores estranhos na boca. Ela ocorre quando o coágulo de sangue formado para iniciar o processo de cicatrização se desfaz ou se desloca, deixando a cavidade exposta. Caso isso aconteça, procure seu dentista imediatamente.
  • Parestesia: é uma ocorrência mais rara e que, quando aparece, chega a durar dias ou semanas. Ela é causada quando há um dano nos nervos próximos ao dente que foi extraído, gerando uma dormência na língua, lábio ou queixo.
  • Trismo: ocorre quando o paciente mantém o maxilar muito tenso durante a cirurgia, ou então quando o procedimento de extração do siso foi muito difícil. Como resultado, o paciente não consegue abrir a boca completamente, impossibilitando a alimentação e mastigação completa, bem como deixando a fala comprometida.

Quanto custa uma extração de siso?

Antes de falarmos quanto custa uma extração de siso, vale ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação de preços específicos de serviços, justamente porque cada caso deve ser analisado de maneira única e individual.

Dito isso, também é importante lembrar que em alguns estados do Brasil a cirurgia para extração de siso pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento também possui cobertura em planos odontológicos.

Para se ter uma ideia de valores, o preço por dente extraído varia entre R$200,00 a R$300,00. Esse valor se molda com a complexidade do caso e de quantos dentes vão precisar ser extraídos.

Onde fazer uma extração de siso?

Na Studio Dentale você pode fazer a extração de siso com profissionais altamente qualificados e experientes para atender os pacientes com excelência.

Prezamos pela segurança nos atendimentos e nossa equipe é treinada para realizar atendimentos com respeito à biossegurança e emprego de técnicas mundialmente reconhecidas nos tratamentos odontológicos.

Uma vantagem da Studio Dentale é que você tem a opção de realizar seu tratamento dormindo, pois possuímos em nossa equipe um médico anestesista, o qual aplica uma medicação endovenosa e monitora seus dados vitais enquanto seu dentista realiza sua cirurgia. Dessa forma, o tratamento é mais rápido e o pós-operatório é mais satisfatório.

Agende sua consulta na Studio Dentale agora mesmo!

Conclusão

extracao de siso raiox

A extração de siso é uma cirurgia de remoção dos terceiros molares. Ela pode ser feita quando os dentes já irromperam na cavidade oral ou mesmo para dentes que ainda não irromperam, os chamados sisos inclusos.

Como os dentes sisos são os últimos a irromperam na cavidade oral, a falta de espaço para eles acaba acometendo a maioria das pessoas, daí a recomendação da extração desses elementos.

É recomendado que todos os indivíduos, entre 16 e 20 anos, passem por uma avaliação com um dentista para verificar se será necessária a extração deles. É válido destacar que os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes menores e causam menos complicações.

A verificação dos sisos é necessária durante todas as consultas com um dentista, pois complicações ocasionadas por esses dentes podem acometer qualquer um a qualquer momento.

Se você deseja realizar uma avaliação dos seus dentes sisos, agende uma consulta na Studio Dentale.