Clareamento dental dói? Saiba como aliviar a sensibilidade

Com certeza você já pensou em fazer o clareamento dental. Entretanto, muitas são as dúvidas que envolvem todo esse processo e, a principal delas, é se o clareamento dental dói.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o procedimento mais procurado nos consultórios odontológicos, que faz uma transformação no sorriso do paciente, devolvendo a cor natural dos dentes em pouquíssimas sessões. Confira!

É verdade ou mentira que o clareamento dental dói?

O clareamento dental é um procedimento seguro, cujo objetivo é deixar os dentes mais claros e o sorriso mais bonito. Existem materiais diferentes e técnicas diferentes para se realizar o clareamento dental. Uma avaliação clínica é feita no paciente, para que o dentista consiga determinar qual o melhor produto para aplicar, respeitando assim a individualidade de cada um.

É importante saber que a concentração do gel clareador e a duração do tratamento, irá influenciar nos efeitos desse procedimento.

Ao contrário do que muitos pensam, o clareamento dental é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis. Essa sensibilidade causa incômodo temporário nos pacientes. Devido a variabilidade individual de cada um é difícil afirmar que todo paciente sentirá sensibilidade ou algum incômodo nos dentes. Tem pessoas que fazem o clareamento dental e não sentem incômodo algum, outras pessoas tem muita sensibilidade. O fato é que mesmo que você tenha sensibilidade nos dentes, não se preocupe, é temporário e apenas referente ao período do clareamento, desaparece em média entre 15 dias após o fim desse procedimento.

Contudo, nos casos em que o paciente já sente sensibilidade dentinária mesmo sem nunca ter feito o clareamento dental, esse paciente deve ser avaliado pelo dentista para entender se o clareamento dental seria um procedimento possível para a ser feito sem agravar seus sintomas. Existem técnicas que preparam o paciente antes de se realizar o clareamento, para que ele possa sentir o menor incômodo possível, e evitar que o uso dos géis clareadores agravem o incômodo presente.

É normal o dente doer após o clareamento dental?

Em alguns casos é normal o dente doer após o clareamento dental. Na verdade, essa “dor” é referente a sensibilidade que o gel clareador pode causar nos dentes. Durante o procedimento, acontece uma reação química de oxidação, em que o peróxido de hidrogênio atua quebrando as ligações de pigmentos e, assim, clareando os dentes. E então, a partir dessa reação, acontece uma desmineralização superficial do esmalte dentário, o que pode causar a sensibilidade ou hipersensibilidade nos dentes.

Outros fatores também podem influenciar o aparecimento deste quadro:

  • Aplicação de luz led ou laser nos caso clareamentos realizados em consultório odontológico;
  • O grau de concentração do peróxido de hidrogênio presente no gel clareador, pois quanto maior a concentração da substância, maior o risco;
  • Tempo que o gel permanece em contato com a superfície dos dentes;
  • Além da variabilidade individual de cada um e da estrutura do esmalte presente, podendo ser mais ou menos mineralizado.

Entenda como funciona o clareamento dental

clareamento dental doi mulher

O clareamento dental é um procedimento para deixar os dentes mais brancos. Ele pode ser realizado em consultório ou também em casa, porém sempre sob a supervisão de um profissional.

O clareamento dental feito em consultório odontológico é realizado pelo dentista. Ele utiliza o gel clareador e ainda coloca um protetor gengival na boca do paciente para que o gel não cause ferimentos nas gengivas e nas mucosas.

Após passar o gel à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida nos dentes, o profissional aplica um laser de baixa intensidade ou de luzes de LED, que são responsáveis por ativar as propriedades clareadoras da substância, fazendo com que as manchas dos dentes sejam removidas. Geralmente, o clareamento dental em consultório é realizado em no máximo em três sessões, cada uma com duração de aproximadamente uma hora.

Já no clareamento dental caseiro, o paciente recebe um gel clareador e um conjunto de moldeiras, que serão usadas para a aplicação do produto. Entretanto, a concentração desse gel é menor do que nos tratamentos realizados em consultório. As doses e as horas de uso são administradas pelo próprio paciente, de acordo com as orientações do dentista.

Tipos de clareamento dental

Vamos falar um pouco mais sobre os tipos de clareamento dental. Veja abaixo quais são eles.

Caseiro

O clareamento dental caseiro é feito com o uso de uma moldeira de silicone e um gel clareador, seguindo as orientações do dentista. O paciente coloca o gel clareador na moldeira de silicone, e em seguida insere essa moldeira na boca. Normalmente usa-se essas moldeiras com o gel clareador durante a noite, mas já existem géis que podem ser usados durante o dia, por apenas quatro horas e outros que necessitam apenas uma hora de uso.

Esse gel pode ser à base de peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou perborato de sódio, dependendo da técnica escolhida pelo dentista.

Consultório

No clareamento dental realizado em consultório, o dentista também utiliza um gel clareador, mas com concentrações mais elevadas. Geralmente, o profissional usa uma barreira que protege a gengiva e faz a aplicação do gel, que permanece em contato com os dentes por, aproximadamente, uma hora.

É importante ressaltar que no clareamento dental feito em consultório, o dentista pode utilizar luzes para potencializar o resultado. São elas: o laser e a luz ultravioleta.

Qual tipo de clareamento dental dói menos?

clareamento dental doi sorriso

Não dá para dizer qual tipo de clareamento dental dói menos, pois isso pode variar de acordo com cada paciente.

De uma maneira geral, o uso de gel com maior concentração pode favorecer a sensibilidade dos dentes. A mesma coisa podemos dizer do tempo em que o gel fica em contato com os dentes.

Ou seja, quanto maior a concentração e o tempo do tratamento, maior a chance de o paciente sentir dor após o procedimento.

Quantas sessões são necessárias para clareamento dental?

O clareamento caseiro é um pouco mais longo do que os realizados em consultório e pode durar até três semanas, exigindo a participação do paciente para que os resultados apareçam.

Já os resultados do clareamento dental em consultório costumam ser mais rápidos do que o método caseiro, sendo possível notar os resultados a partir da primeira sessão. Na maioria das vezes, o clareamento dental em consultório, é realizado em duas sessões, podendo se estender para três ou quatro sessões, dependendo da indicação e individualidade de cada caso. Cada sessão costuma durar em média uma hora.

Quais são os efeitos colaterais do clareamento dental?

É possível sentir alguns efeitos colaterais do clareamento dental. Durante o tratamento, é possível que o paciente sinta um aumento da sensibilidade dos dentes a variações de temperatura, principalmente ao frio.

Entretanto, esse sintoma pode ser controlado com alguns tratamentos prescritos pelo dentista. Irritações na gengiva, garganta, língua ou lábios também podem acontecer, embora isso seja um reflexo do uso em excesso de gel na moldeira. Por isso é importante seguir as orientações do seu dentista a risco.

É importante ressaltar que, quanto mais concentrada a solução clareadora e quanto maior o tempo de uso, maiores são os riscos de efeitos colaterais citados acima. Em crianças e adolescentes os efeitos de sensibilidade podem ser mais intensos porque a polpa dentária é maior e o esmalte mais permeável.

Como aliviar a sensibilidade após o clareamento dental?

clareamento dental doi boca

É possível aliviar a sensibilidade após o clareamento dental. Geralmente, o dentista recomenda um tratamento à base de flúor ou o uso de uma pasta dental para dentes sensíveis.

Entretanto, esse problema também pode ser evitado se você tomar algumas medidas como:

  • Evitar bebidas quentes e geladas durante o tratamento;
  • Escovar os dentes com uma escova ultra macia;
  • Usar enxaguantes bucais e pasta dental à base de flúor.

Qual profissional pode te ajudar quanto ao clareamento dental?

O profissional responsável para realizar o clareamento dental é o próprio dentista. Quando o clareamento dental dói, é o dentista responsável quem vai te orientar e indicar medidas para aliviar os sintomas.

Studio Dentale

Na Studio Dentale você conta com uma equipe técnica qualificada, experiente e multidisciplinar para atender com excelência em todas as especialidades.

Nosso quadro de profissionais é composto por especialistas, mestres, doutores e professores em diversas áreas, com formação em instituições de ensino de referência.

É importante ressaltar que optamos pela técnica mais moderna e segura, que associa os dois tipos de tratamento (caseiro e em consultório), sempre considerando as peculiaridades de cada paciente. A supervisão deve ser contínua durante o tratamento a fim de controlar os resultados e garantir ao paciente conforto e um resultado estético satisfatório.

Conclusão

Esperamos ter conseguido esclarecer as suas dúvidas quanto a uma pergunta frequente feita pelos nossos pacientes: “se o clareamento dental dói?”, além de explicar um pouco mais sobre os tipos de tratamentos.

Agora que você já sabe como funciona o clareamento dental e quais são os efeitos colaterais, não deixe de agendar uma consulta com a Studio Dentale para garantir um tratamento de excelência.