Gengiva inchada: o quê é, quais suas causas e como tratar?

É muito fácil perceber quando a gengiva está inchada, pois além do inchaço você ainda sente uma dor constante na região e sangramento durante a escovação.

E isso pode ser sinal de que algo não vai bem com a sua saúde oral. Pessoas com gengivas inchadas podem estar sofrendo de doença gengival, irritação relacionada a comida ou bebida, cárie dentária, problemas na nutrição ou outras complicações bucais.

Por isso é importante estar atento e investigar o caso para, consultando um dentista, para identificar a real causa da gengiva inchada e, então, iniciar um tratamento adequado.

Quer saber o que pode estar deixando a sua gengiva inchada? Convidamos você a continuar a leitura deste texto!

O quê é a gengiva inchada?

gengiva inchada odontologia

A gengiva é parte de uma estrutura que envolve e sustenta os dentes. Quando ela está saudável, geralmente apresenta cor rosada.

Com isso, a primeira coisa que deve ser observada, em caso de gengiva inchada, é a coloração da mucosa. Caso ela assuma um tom mais avermelhado, pode ser sinal de inflamação.

Outras características da gengiva inchada, também chamada de edema gengival, podem ser: flacidez e sangramento espontâneo, principalmente durante a escovação ou uso de fio dental.

Já nos casos mais graves é possível notar manchas de sangue no travesseiro pela manhã, dor ao comer, dor no contato com as bochechas, mau hálito persistente, gosto ruim na boca e pus. Dependendo do grau da inflamação, o inchaço pode chegar a cobrir, quase por completo, a coroa do dente.

Gengiva inchada e Gengivite: Qual a diferença?

Engana-se quem pensa que gengiva inchada é sinônimo de gengivite. Existem várias causas de inchaço na gengiva e conhecê-las é essencial para se buscar o melhor tratamento.

Cuidar corretamente da gengiva é fundamental para a saúde oral, uma vez que ela é responsável pela sustentação, nutrição e proteção dos dentes. Isso sem falar que ela desempenha um papel importante para a fala e também para a estética do sorriso.

Normalmente, o inchaço da gengiva começa no limite da gengiva com o dente, ela fica avermelhada, sensível e dolorida. E as causas podem ser desde pequenas lesões ou até mesmo sinal de alguma doença nos dentes ou na própria gengiva.

Podemos dizer, basicamente, que quando o paciente apresenta apenas gengiva inchada, isso deve ter sido causado por pequenos traumatismos durante a escovação dos dentes ou ingestão de algum alimento. E, em alguns dias, ela voltará ao normal.

Entretanto, quando o inchaço das gengivas vem acompanhado de outros sintomas, como sangramentos, sensibilidade, dor ou mau hálito, é preciso procurar um dentista, pois você pode estar com alguma doença periodontal.

Algumas das principais causas da gengivite são: mudanças hormonais; ingestão de alguns medicamentos; escovação errada; dentaduras, próteses e aparelhos dentários (quando colocados de maneira errada); cigarro; falta de vitamina C; doenças como diabetes, leucemia, câncer, epilepsia, HIV e herpes labial; e a gengivite.

Sim, a gengivite é uma das causas de inchaço na gengiva, porém a mais grave e que deve ser levada a sério. Esta doença é causada pela placa bacteriana que se acumula nos dentes e deve ser corretamente tratada pelo dentista.

Quando não tratada ele pode evoluir para uma periodontite, que é uma forma muito mais grave da doença, comprometendo os tecidos de sustentação dos dentes e ocasionando a perda dos mesmos.

O quê causa a gengiva inchada?

gengiva inchada dor

Existem diversas razões para uma gengiva inchada, desde algo mais simples, como as inflamações locais, como a presença de uma doença mais séria, como a gengivite e a periodontite.

Confira abaixo quais as principais causas da gengiva inchada e saiba como preveni-las.

Gengivite

Uma das causas mais frequentes da gengiva inchada é a gengivite, que nada mais é do que uma consequência de uma falha no processo de higienização oral. Ou seja, devido à escovação incorreta ou uso inadequado do fio dental, há a formação da famosa placa bacteriana.

Acúmulo de Placa Bacteriana e Tártaro

O acúmulo de placa bacteriana e tártaro também podem causar gengiva inchada. A placa bacteriana é uma camada viscosa que se forma sobre os dentes e gengiva marginal. É resultado da ação de bactérias sobre os restos de alimentos que se mantêm na boca após as refeições.

Já o tártaro é caracterizado pelo endurecimento por mineralização da placa bacteriana e que adere à superfície dos dentes.

Periodontite

A periodontite é o agravamento da gengivite e corresponde a um processo infeccioso bacteriano. Esta doença se caracteriza pela danificação dos tecidos de suporte dos dentes (osso e ligamento periodontal).

Quando não tratada, a periodontite pode progredir para um retraimento da gengiva, sangramentos, formação de bolsas periodontais (espaços) que facilitam uma maior acumulação de placa bacteriana, tártaro e restos de alimentos. E por fim, tende a ocorrer a mobilidade dentária e com isso a alteração da posição dos dentes e até a sua perda.

Cárie Dentária

A cárie dentária é um processo patológico infeccioso e contagioso no qual ocorre uma destruição dos tecidos duros do dente. Quando não tratada, tende a evoluir até atingir a polpa do dente, resultando assim numa infeção do mesmo, e, consequentemente, poderá formar um abscesso.

Abscessos

Os abcessos podem ser de origem dentária ou periodontal e causam inchaços na gengiva, que podem ir de moderados a muito proeminentes, dependendo da sua gravidade e progressão.

Eles costumam ser resultado de uma infeção, que se manifesta na gengiva através de um inchaço, tendendo a esbranquiçar devido ao seu maior conteúdo purulento. Em casos mais avançados, pode causar febre e um mal-estar generalizado.

Gravidez

A gravidez também pode ser uma das causas da gengiva inchada. Isso porque durante a gestação há um aumento na liberação de hormônios, que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido.

Aftas

As aftas, assim como qualquer machucado ou ferida na gengiva, podem provocar dor e inchaço. Porém, em alguns dias elas somem e não contagiosas.

Aparelho Ortodôntico mal adaptado

O uso de um aparelho ortodôntico removível, quando mal adaptado, pode provocar inchaço na gengiva. Isso ocorre por conta de alguma eventual pressão ou ferimento causado por algum dos seus componentes.

Entretanto, o uso de aparelho ortodôntico fixo, também pode ocasionar gengiva inchada, uma vez que ele dificulta a higienização.

Sendo assim, é importante redobrar os cuidados a fim de evitar  a retenção de alimentos e microorganismos:

  • Tenha paciência ao escovar os dentes, pois como o aparelho dificulta a escovação, é preciso ter calma e muito cuidado para alcançar todos os dentes;
  • Use recursos especiais para esse fim, como escovas ortodônticas, fios condutores para o uso do fio dental e, se necessário, até mesmo dispositivos que jogam jatos de água nos dentes podem ajudar para uma maior limpeza.

Prótese Dentária mal adaptada

Uma prótese dentária mal adaptada pode também pode causar gengiva inchada e até mesmo outras situações mais graves, como é o caso da estomatite. Isso acontece principalmente com as próteses acrílicas, durante a mastigação.

Por isso, nos primeiros dias de uso de prótese, é indicada a ingestão de alimentos mais moles e fáceis de mastigar, a fim de evitar a irritação da gengiva.

Pericoronarite do dente do siso

Quando o dente do siso nasce ou se rompe, acaba levando ao inchaço da gengiva, principalmente dos tecidos moles adjacentes, ou seja, tecidos ao redor do dente. Em alguns casos ela chega até a cobrir todo o dente.

Em condições normais, entre os 17 e 21 anos de idade, o dente do siso vai nascendo progressivamente sem sintomatologia relevante, assim como acontece os outros dentes. Contudo, em alguns casos, devido à erupção parcial ou incompleta do dente do siso, podem ocorrer problemas, como uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes.

Diante desta situação, surgem sintomas como gengiva inchada, abscesso,  dor, dificuldade de respirar e mau hálito.

Uso de medicamentos

Diversos medicamentos podem ter efeitos colaterais que prejudicam sua saúde oral. Antialérgicos, antidepressivos e alguns analgésicos comumente causam o ressecamento da boca, contribuindo também para a inflamação e a gengiva inchada.

As consequências do uso de antiepilépticos e drogas para controle da pressão sanguínea são ainda mais graves, uma vez que eles enfraquecem diretamente esse tipo de tecido. Como o uso desses remédios é imprescindível, nos casos em que são indicados, para buscar alternativas menos agressivas é válido consultar o seu dentista.

Como tratar a gengiva inchada?

gengiva inchada escova

Para descobrir o real motivo de gengiva inchada requer a avaliação de um profissional. Porém, é possível identificar o incômodo precocemente através do autoexame oral.

O tratamento para a gengiva inchada varia de acordo com a sua causa. Como, normalmente, o inchaço é resultado da falta de higiene oral, o dentista pode primeiro dar orientações personalizadas de higiene, seguidas de limpeza profissional (raspagem, alisamento e polimento).

O dentista também pode indicar um medicamento ou remédio antiinflamatório para ajudar a desinflamar ou desinchar a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, eles não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.

Já nos casos mais graves podem ser indicados enxaguantes específicos para diminuir a quantidade de bactérias na boca ou bactericidas tópicos. Algumas vezes o tratamento pode ser complementado com cirurgia para remover o tecido gengival aumentado. E, quando existe infecção, a prescrição de um antibiótico pode ser necessária.

Agora caso o motivo do inchaço seja uma gengivite, por exemplo, será necessário uma limpeza de tártaro. Outros casos, como a quimioterapia e a questão hormonal, precisam de um tratamento multidisciplinar.

É válido lembrar que em qualquer caso, o tratamento deve ser sempre orientado pelo dentista, a fim de tratar eficazmente a patologia que está provocando o inchaço da gengiva.

Principais cuidados para se tomar no dia a dia

A primeira regra para evitar a gengiva inchada é não descuidar da higiene oral, pois teoricamente, quanto mais limpa estiver a boca, menor a chance de desenvolver algum tipo de inflamação ou infecção.

Outras estratégias importantes incluem:

  • Visite o seu dentista regularmente;
  • Realize a escovação corretamente, pelo menos duas ou três vezes por dia, pois isso ajuda a remover a placa bacteriana, combatendo as doenças da gengiva e dos dentes;
  • Quando escovar os dentes, não imprima muita força, pois pode irritar as gengivas;
  • Use o fio dental diariamente para prevenir doenças da boca, uma vez que ele remove a placa acumulada e as bactérias das zonas onde a escova não consegue chegar;
  • Mantenha uma alimentação rica e variada. A vitamina C e o ácido fólico contribuem ativamente para a saúde das gengivas e ajudam a evitar a gengivite. Pessoas com carência dessa vitamina estão muito mais propensas a desenvolver doenças da gengiva. Portanto, comer muitas frutas, legumes e verduras frescas é uma excelente medida preventiva;
  • Não se automedique, especialmente com antiinflamatórios e antibióticos, pois eles alteram o sistema de defesa do corpo;
  • Diminua o estresse, pois fatores emocionais também têm sido relacionados às inflamações da gengiva;
  • Livre-se do cigarro, pois ele pode irritar profundamente as gengivas;
  • Beba bastante água para ajudar a eliminar os restos de alimentos e bactérias da boca, reduzindo o desenvolvimento de placa. Além disso, a ingestão de água também facilita a produção de saliva, ajudando a neutralizar o efeito das bactérias de forma natural.

Consequências que a falta de tratamento da gengiva inchada pode causar

gengiva inchada sorriso

Como vimos até aqui, diversas são as causas da gengiva inchada, desde problemas mais simples, como uma afta, até algo mais grave, como a gengivite e a periodontite.

O maior risco de não procurar a ajuda de um dentista é que o quadro evolua para algo mais sério. Um exemplo, uma inflamação simples pode vir a se transformar em uma periodontite, quando não tratada corretamente.

Podemos listar uma série de consequências diretas do não tratamento de gengiva inchada. Além do prejuízo para a estética, a saúde também é impactada, pois você pode ter:

  • Dor frequente na boca;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Possível perda de dentes;
  • Alterações na mastigação causadas pela ausência de dentes;
  • Problemas na fala;
  • Problemas subsequentes, como dores de cabeça.

Por isso, é muito importante cuidar bastante da prevenção desses problemas e, claro, buscar a ajuda de um dentista sempre que notar que algo está errado. A seguir, veremos algumas maneiras de fazer essa identificação!

Quando eu devo procurar o dentista por causa da gengiva inchada?

gengiva inchada dentista

Existem diversos sinais que indicam que algo está errado em nossa boca. Portanto, é necessário procurar o dentista caso apresente os sintomas listados abaixo. Confira!

  1. Mudanças na coloração: Uma gengiva normal deve ser rosada e uniforme, puxando para uma coloração um pouco mais pálida. Por isso, ao notar alterações na cor, com suas gengivas avermelhadas ou arroxeadas, veja isso como um alerta de que algo não está certo.
  2. Sangramento: ele pode vir em diversas intensidades e é, sem dúvidas, um dos sintomas mais clássicos de problemas gengivais. Ele pode acontecer durante a escovação ou uso do fio dental ou até mesmo em situações esporádicas, como ao morder um alimento duro.
  3. Retração: esse problema acontece quando a quantidade de gengiva diminui, passando a expor porções maiores do dente, dando a impressão de que eles cresceram. Esse é um grande sinal de infecção e pode, posteriormente, levar à perda do dente.
  4. Ulcerações: são as feridas, também chamadas de aftas, que indicam que há um desequilíbrio na região oral, muitas vezes causado pela ação de bactérias nocivas.
  5. Inchaço: notar a gengiva inchada ou pode ser um indicador de problemas, já que a região deve ser firme e aderir bem aos dentes.
  6. Mau hálito: também conhecido como halitose, pode indicar diversos problemas orais, como no caso de doenças na gengiva, já que as bactérias causadoras das mesmas produzem compostos que liberam o cheiro desagradável.
  7. Presença de dentes amolecidos: causada pelo afastamento da gengiva dos dentes, fazendo com que os dentes percam a sustentação e fiquem moles, o que pode até mesmo levar à sua queda.

Ou seja, ao notar qualquer tipo de alteração no aspecto ou textura de suas gengivas, bem como o aparecimento de feridas ou mau hálito, consulte o seu dentista de confiança. Apenas ele poderá identificar a causa da gengiva inchada e indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

Studio Dentale

As doenças periodontais, em sua grande maioria, são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Dentre as principais doenças tratadas pelos periodontistas da Studio Dentale estão a gengivite e a periodontite.

A saber, a gengivite é uma inflamação causada pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes. Já a periodontite é quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado.

Entretanto, os profissionais da Studio Dentale são altamente capacitados para orientar os pacientes quanto a higiene oral direcionada para cada pessoa, para que haja manutenção da saúde da boca.

Além do tratamento periodontal, oferecemos tratamentos estéticos como o Gengivoplastia ou Gengivectomia para a correção do sorriso gengival, assimetria na gengiva em único ou vários dentes e cirurgias pré protéticas, que preparam o dente para receber a prótese.

Portanto, se notar alguma alteração na gengiva ou se estiver insatisfeito com a estética da mesma, agende uma consulta para que possamos tirar todas as suas dúvidas!

Conclusão

gengiva inchada atendimento

Viu só como a gengiva inchada, quando não tratada, pode se tornar um problema muito mais sério? Esse tipo de situação requer tratamento imediato para evitar que as coisas se agravem.

Felizmente, é fácil identificar os sintomas de que algo não vai bem com a sua gengiva. Sendo assim, ao notar alguma alteração, busque imediatamente a ajuda de um dentista de confiança!

Gostou do texto de hoje? Caso tenha mais dúvidas sobre qualquer tema relacionado à sua saúde oral, entre em contato conosco! E para saber mais sobre como manter a sua saúde oral em dia, continue nos acompanhando.