O quê é Bichectomia: como é feita, vantagens e resultados esperados

Nos últimos anos, a bichectomia se tornou uma das cirurgias mais queridas entre os brasileiros que buscam conquistar um rosto mais fino.

Se você se incomoda com o tamanho das suas bochechas e gostaria de ter o rosto mais magro, acentuando as maçãs, então a bichectomia pode ser indicada para o seu caso.

Muitos famosos já aderiram a esta cirurgia e isso tem influenciado cada vez mais as pessoas a procurarem um especialista para realizar esse procedimento. Mas afinal, qualquer pessoa pode fazer a bichectomia? Quem eu devo procurar para fazer uma avaliação?

No texto de hoje explicaremos melhor o que é a bichectomia, para quem é indicada, os riscos e quais os cuidados necessários no pré e pós-operatório. Acompanhe!

O quê é Bichectomia?

o que e bichectomia mulher

A bichectomia, também conhecida como lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista a fim de reduzir o volume das bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.

Durante esse procedimento é feita a retirada total ou parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat” ou corpos adiposos bucais.

Essas estruturas gordurosas estão presentes no corpo de todos os indivíduos, independentemente se a pessoa está ou não acima do peso. Com isso podemos dizer que a finalidade da bichectomia é puramente estética, ou seja, reduzir o volume da parte de baixo do rosto.

Vale ressaltar que apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento. Sendo assim, mesmo que a pessoa tenha uma perda significativa de peso, elas continuarão ali.

E, muitas vezes, por questões genéticas, elas são maiores do que o desejado, causando incômodos estéticos ao paciente. Por isso muitos optam por fazer a remoção das bolas de Bichat por meio da bichectomia.

Para quê serve a Bichectomia?

Basicamente podemos dizer que a bichectomia serve para deixar o rosto com uma aparência mais magra, fina e alongada. Ou seja, o procedimento tem uma finalidade estética para a harmonização orofacial.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada para pacientes que, por terem as bochechas muito grandes, apresentam traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.

Como é feita a Bichectomia?

o que e bichectomia cirurgia

A cirurgia de bichectomia, em si, é bem simples e chega a durar entre 30 minutos e uma hora e meia. Ela pode ser realizada no próprio consultório odontológico com anestesia local.

Durante o procedimento, o cirurgião dentista  faz um pequeno corte, com cerca de 5 mm, no interior da bochecha, bem em cima da bola de Bichat, por onde irá remover o excesso de gordura que está acumulado com a ajuda de uma pinça.

Esse procedimento é realizado nos dois lados do rosto e, após a remoção, o corte é fechado com dois ou três pontos, finalizando a cirurgia. Os pontos podem ser absorvíveis ou normais, estes precisam ser retirados após sete dias. Ou seja, a bichectomia não deixa cicatrizes externas.

Após a retirada da bola de Bichat, os tecidos do rosto ficam inflamados, deixando-o ligeiramente inchado. Isso pode durar até três meses. No entanto, existem alguns cuidados que ajudam a acelerar a recuperação, permitindo observar o resultado mais rapidamente.

É importante lembrar que a bichectomia não é uma cirurgia reversível, isso quer dizer que, após realizado o procedimento, não se pode voltar atrás.

Pré-requisitos para se fazer a Bichectomia

Um dos pré-requisitos para a realização da bichectomia é que seja feita uma avaliação com um cirurgião dentista, pois ele poderá explicar exatamente como funciona o procedimento e ainda alertar o paciente quanto às expectativas.

Por se tratar de uma cirurgia, após a consulta o paciente deve realizar alguns exames pré-cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para saber como está a sua saúde e verificar se ele pode se submeter à retirada da bola de Bichat. Também é indispensável a avaliação de um cardiologista.

Quanto tempo dura a cirurgia de Bichectomia?

Como já falamos brevemente, o tempo de duração da cirurgia para retirada da bola de Bichat é de 30 minutos a uma hora e meia. Tudo depende da experiência do dentista e de quaisquer eventuais complicações. Mas via de regra, não costuma passar disso.

Contraindicações para realizar Bichectomia

É fundamental procurar um cirurgião dentista de confiança, para que ele avalie o formato do seu rosto e verifique se o procedimento é realmente necessário. Pacientes que já apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a cirurgia, pois acabam correndo o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce.

Além do formato de rosto, outros fatores também são contraindicações para a bichectomia, entre eles:

  • Uso de radioterapia ou quimioterapia;
  • Pacientes sistemicamente não compensados;
  • Cardiopatias severas;
  • Infecções locais ou sistêmicas;
  • Deficiências de coagulação;
  • Problemas hepáticos e renais graves;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes menores de idade.

Quais os cuidados antes e depois da Bichectomia?

o que e bichectomia odontologia

Antes de realizar a bichectomia, além da realização dos exames pré-operatórios, já citados acima, e da avaliação cardiológica, é importante que o paciente realize jejum de oito horas.

Já o pós-operatório da bichectomia também é simples. É comum ocorrer inchaço na região, devido ao corte cirúrgico, que pode ser tratado com compressas de água fria. Também é indicado evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar maior desconforto no corte.

Também não se deve esquecer de usar o protetor solar com fator de proteção maior do que 30. Esse hábito é muito importante.

Quanto ao  retorno às atividades normais, geralmente é indicado esperar uma semana para voltar à rotina. No caso das atividades físicas, o retorno vai depender da avaliação e indicação do profissional que realizou a cirurgia.

O resultado esperado após a bichectomia é um afinamento discreto do rosto. Em pessoas com bochechas mais proeminentes o contraste e afinamento costuma ser maior. Em contrapartida, pessoas com o rosto mais arredondado, devido a taxas altas de gordura corporal, podem não notar tanta diferença.

Vale a pena ressaltar que, com o passar dos anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso, pessoas que se submetem a essa cirurgia de retirada da bola de Bichat podem precisar de preenchimentos posteriormente, para recuperarem uma aparência mais jovial.

O quê esperar dos resultados da Bichectomia?

o que e bichectomia loira

A bichectomia é uma cirurgia que promove uma melhoria na estética do rosto. Como já falamos, alguns pacientes notam mudanças significativas, enquanto em outros casos, a mudança é bem mais sutil.

Daí a importância de conversar com o cirurgião dentista para alinhar as suas expectativas quanto ao resultado final.

De qualquer forma, os resultados esperados desta cirurgia são o afinamento da parte inferior do rosto, promovendo a definição das mandíbulas e das maçãs.

Lembrando que, apesar de ser considerada um procedimento seguro e que praticamente não oferece riscos, a bichectomia ainda assim é uma cirurgia e, por isso, para que ocorra de forma tranquila, é importante contar com um profissional qualificado e experiente, além de uma clínica especializada e equipada para lidar com possíveis complicações

Quais os riscos de se fazer uma Bichectomia?

o que e bichectomia pacienteAssim como acontece na maior parte das cirurgias, a bichectomia traz riscos de inchaços e dores na região de onde foram retiradas as bolas de Bichat. Porém, isso é algo comum e que afeta praticamente todos que se submetem a este procedimento. Os efeitos podem ser facilmente controlados com medicamentos.

Uma das principais preocupações com relação à bichectomia não tem a ver com os riscos no momento do procedimento e nem com o pós-operatório em si, mas com o aspecto da nova fisionomia com o passar dos anos.

Isso porque, devido ao envelhecimento, a pele pode ficar mais flácida do que o normal esperado. Porém, é válido ressaltar que a bichectomia só terá fator negativo com a idade se tiver sido mal indicada para o paciente.

Existem ainda riscos mais graves da bichectomia, como as lesões do nervo facial, gerando paralisia, hemorragias, lesão do ducto parotídeo, assimetria facial e infecções.

Vamos explicar como isso pode acontecer. A região onde estão localizadas as bolas de Bichat está próxima de duas das ramificações do nervo do trigêmeo, o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior).

O nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo, que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. Sendo assim, caso o profissional seja inexperiente e danifique este nervo, pode causar uma paralisia facial.

Outros riscos e complicações possíveis da cirurgia para afinar o rosto são:

  • Infecção do local da cirurgia: é um risco que está associado a todos os tipos de cirurgia devido ao corte provocado na pele, mas que normalmente é evitado com o uso de antibióticos antes e durante a cirurgia;
  • Redução da produção de saliva: é mais comum em cirurgias mais complicadas em que pode haver lesão das glândulas salivares ao retirar o excesso de gordura.

Para quem é indicado fazer Bichectomia?

o que e bichectomia dentista

A bichectomia costuma ser indicada para pacientes que apresentam o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula em razão da gordura da papada e pescoço. Obviamente que o profissional só irá recomendá-la caso a pessoa se sinta muito incomodada com essas características.

Porém, antes de mais nada, é preciso que você passe por uma avaliação com o cirurgião dentista para entender se está elegível para o procedimento de retirada da bola de Bichat e quais são as suas expectativas. Também é importante a realização de exames pré-cirúrgicos.

Também é muito importante que o profissional alerte os interessados sobre os riscos e o futuro, no caso a pele se tornar mais flácida, com o passar dos anos.

Apesar de ser mais procurada por mulheres, os homens com esse biotipo também podem optar pela cirurgia e se beneficiarão com os resultados.

Qual o valor médio da cirurgia de Bichectomia?

É importante ressaltar que o Código de Ética Odontológica proíbe a divulgação de preços específicos de serviços, justamente porque cada caso deve ser analisado de maneira única e individual.

Contudo, é possível falarmos sobre uma estimativa do valor da cirurgia de bichectomia. Por se tratar de um procedimento cirúrgico estético, o preço pode variar bastante dependendo do profissional, da clínica e da região. Em geral, os custos podem ir de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.

Caso você não tenha um cirurgião dentista de confiança, antes de escolher o profissional para realizar o procedimento, vale a pena checar algumas referências e conversar com outros pacientes.

Caso tenha um plano odontológico, vale a pena verificar sobre eventual cobertura desse tipo de procedimento. Isso pode te ajudar a economizar um bom valor.

Qual profissional está apto para fazer uma cirurgia de Bichectomia?

o que e bichectomia tratamento

Se você sente algum incômodo no rosto, referente ao seu formato, e gostaria de conversar com um profissional capacitado, a nossa dica é procurar um cirurgião dentista.

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas se o dentista realmente pode realizar a retirada da bola de Bichat. Mas, sim, ele não só tem capacidade para executar a bichectomia como também é autorizado para isso. Por lei, a área de atuação da Odontologia vai desde a parte acima da glândula tireóide até a raiz do cabelo, sendo a zona cirúrgica o espaço interno da boca.

Outra dúvida muito comum é se o dentista conseguirá lidar com as possíveis complicações e a resposta também é sim. Da mesma maneira que este profissional realiza cirurgias ainda mais complicadas, como implantes e enxertos, ele também saberá que fazer neste caso e o seu ambiente de trabalho é perfeitamente adequado para esses procedimentos.

De qualquer maneira, para minimizar qualquer risco e consequência antes, durante ou depois da bichectomia, é realizada uma entrevista de saúde completa e pedido exames complementares.

Studio Dentale

Na hora de procurar um profissional altamente capacitado para realizar a bichectomia, procedimento cirúrgico que consiste na remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo bucal, você não pode deixar de agendar uma consulta na Studio Dentale.

Além da bichectomia, na Studio Dentale também realizamos cirurgia de infecções odontogênicas, comunicações buco sinusais, cirurgias endodônticas, cirurgias relacionadas a especialidade de Estomatologia, além de cirurgias pré-protéticas.

Em nossa clínica, todos os pacientes são acolhidos com carinho e recebem tratamentos individualizados e humanizados de acordo com a sua necessidade. Temos o compromisso de realizar a avaliação clínica e traçar um plano de tratamento para que possamos realizar a execução desse planejamento e também fazer o acompanhamento periódico dos pacientes.

A Studio Dentale ainda conta com uma equipe técnica qualificada, experiente e multidisciplinar para atender com excelência em todas as especialidades. Nosso quadro de profissionais é composto por especialistas, mestres, doutores e professores em diversas áreas, com formação em instituições de ensino de referência.

E o que também não poderia faltar em nossa clínica é a segurança nos atendimentos. Nossa equipe é treinada para realizar atendimentos com respeito à biossegurança e emprego de técnicas mundialmente reconhecidas nos tratamentos odontológicos.

Agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça suas dúvidas.

Conclusão

A bichectomia tem sido amplamente realizada com finalidades estéticas, uma vez que a remoção desse tecido adiposo, chamado de bola de Bichat, proporciona uma redefinição na região das maçãs do rosto, gerando um afinamento do rosto e melhora por completa da estética facial.

Contudo, além da estética, em alguns casos a presença desse corpo adiposo bucal pode ser prejudicial para pacientes que possuem hábitos funcionais, como por exemplo o bruxismo e, consequentemente, têm o hábito de morder as bochechas durante o sono. Isso pode ocasionar lesões que chegam a se agravar com o passar do tempo.

Uma vez que você notou a necessidade de realizar a bichectomia, é fundamental procurar uma avaliação de um profissional que entende do assunto, como o cirurgião dentista, pois somente ele poderá indicar a cirurgia e também te alertar sobre as expectativas e possíveis riscos do procedimento.

Gostou de saber mais sobre esse procedimento tão comum nos dias de hoje? Então continue nos acompanhando para saber mais sobre as possibilidades da Odontologia.