Sorriso Gengival: Cuidados e melhores tratamentos corretivos

O sorriso é uma das características físicas que mais chamam a atenção em uma pessoa. Porém, quando há algo que incomode quando se olha no espelho, o ato de sorrir deixa de ser espontâneo, e pode até causar vergonha e desconforto. Isso é o caso do sorriso gengival.

Mas, um sorriso bonito não é apenas sinônimo de dentes brancos.

O sorriso gengival, onde é aparente o excesso de gengiva, é um dos motivos de incômodo. Ele dá a impressão de que os dentes são menores, como se não houvesse um equilíbrio entre o tamanho dos dentes em relação à gengiva e os lábios.

Abaixo, falaremos sobre os tipos de tratamentos existentes para quem quer ter um sorriso harmônico, que realce ainda mais a beleza.

O quê é o sorriso gengival?

sorriso gengival clinica

O sorriso gengival é caracterizado pelo excesso de gengiva, que, ao sorrir, acomete as arcadas superiores e inferiores, podendo ser juntas ou não.

Sorriso gengival é uma condição que pode ser definida como um estado no qual a linha do sorriso se move em direção superior, acima da coroa dos dentes anteriores do arco dentário superior.

Essa condição não apresenta qualquer prejuízo significativo para a alimentação ou qualidade de vida, mas costuma ser razão de grande incômodo para alguns pacientes, devido à questão estética.

O sorriso gengival afeta 10% da população mundial, entre 20 e 30 anos de idade, sendo mais comum em mulheres do que em homens, e causa uma “desordem estética”, por não trazer equilíbrio entre dentes, gengiva e boca.

Essa exposição da gengiva pode ser identificada quando a gengiva, ao sorrir, fica “maior” que 4 milímetros. Ela é causada por vários fatores, como problemas musculares, esqueléticos ou gengivais.

Mas existem outros problemas que podem levar as pessoas a ter sorriso gengival:

  • Hipertrofia gengival;
  • Distúrbios hormonais;
  • Lábios pequenos;
  • Excesso maxilar;
  • Hiperatividade dos músculos elevados; e
  • Coroa dos dentes curta.

O que causa o sorriso gengival?

sorriso gengival consultorio

O sorriso gengival tem várias causas e, em muitas situações, mais de uma delas estão na raiz do problema.

Crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes (falso sorriso gengival)

Medicações, hábito de respirar pela boca, inflamações gengivais, higiene oral deficiente em pacientes com aparelho ortodôntico ou a genética são os principais responsáveis pelo crescimento exagerado das gengivas (hiperplasia gengival) sobre os dentes. Como a gengiva desce sobre os dentes, tem-se a falsa percepção de que o paciente possui sorriso gengival.

Hiperatividade do lábio superior

A amplitude e exposição da gengiva no sorriso gengival dependem da atividade muscular dos músculos labiais. Neste caso, os músculos responsáveis pelo levantamento e fechamento dos lábios possuem movimentos mais amplos que o normal. E o resultado é a maior exposição das gengivas ao falar e sorrir.

Crescimento ósseo vertical em excesso da maxila

Este é o caso mais comum de sorriso gengival. Nele, a altura do osso maxilar é maior comparada a indivíduos normais. A correção cirúrgica precisa de exames precisos, como a tomografia, para análises da quantidade de osso sob gengivas.

Lábio superior curto

O lábio superior mais curto e fino, ou retraído, é a segunda causa mais comum para o sorriso gengival alto. Nesses indivíduos, o selamento dos lábios superior e inferior, quando em repouso, não é eficiente.

O sorriso gengival pode trazer problemas para a saúde oral?

sorriso gengival dentista

A exposição excessiva do tecido gengival é considerada um problema de natureza apenas estética, porém, em alguns casos, o sorriso gengival pode estar associado a alguma complicação na saúde oral, que deve ser avaliada por um dentista para a aplicação do tratamento mais adequado.

Se a exposição excessiva do tecido gengival for resultado de uma erupção dentária ou problema no desenvolvimento do maxilar, o indivíduo pode apresentar dificuldades para mastigar, algo que exige atenção e cuidados para não prejudicar a qualidade da mastigação.

O sorriso gengival geralmente não impede a pessoa de realizar atividades básicas, como comer ou falar, mas o efeito negativo na aparência do sorriso já é uma situação que afeta bastante.

Por mais que a questão estética incomode bastante os pacientes, essa não é a única consequência que o sorriso gengival pode trazer. Isso porque, com uma maior exposição da gengiva, o ressecamento do local deixa a cavidade oral muito vulnerável a outros problemas, como infecções ou inflamações na região.

A gengivite é um claro exemplo disso, já que o ambiente mais seco se torna um verdadeiro paraíso para as placas bacterianas se proliferarem. Portanto, é preciso ter certa atenção com a sua saúde oral e principalmente com a saúde da sua gengiva nesses casos.

Tratamentos: Como tirar o sorriso gengival?

sorriso gengival clinica

Apesar de não apresentar tanto risco em si, o sorriso gengival é uma desordem que acaba afetando a autoestima do paciente, e faz com o hábito de sorrir se torne um problema.

O desconforto e a sensação de que a gengiva é a parte que mais chama atenção na sua pessoa é algo que só quem possui esse tipo de sorriso sente. Nesses casos, buscar um tratamento talvez seja a melhor solução.

As técnicas para correção do sorriso gengival são cirúrgicas, e existem variações de técnicas importantes e que interferem no resultado final do tratamento.

Como é feita a cirurgia para diminuir a gengiva?

Existem duas técnicas comuns para correção do sorriso gengival: a gengivoplastia e a gengivectomia. O objetivo delas é aumentar o comprimento dos dentes, através da cirurgia plástica periodontal.

Existem diferenças de técnica e indicações para a gengivoplastia e a gengivectomia na cirurgia da gengiva para o recontorno tecidual:

Gengivoplastia

Mais simples do que a gengivectomia, consiste na remoção da gengiva que está em excesso. Como não remove o osso que contorna os dentes, não necessita de pontos de sutura. E isso é ótimo, porque o período de recuperação após a cirurgia é mais rápida.

Gengivectomia

A cirurgia da gengiva conhecida como gengivectomia difere da gengivoplastia, porque, além remoção da gengiva em excesso, também elimina parte do osso em excesso que contribui para o problema. É utilizada para casos mais severos de sorriso gengival alto.

A gengivectomia tem algumas peculiaridades. Nem sempre é possível, por exemplo, restabelecer a condição ideal de exposição das gengivas ao sorrir (85% de exposição total dos dentes superiores ao sorrir).

Entretanto, ainda que essa posição ideal não seja possível, ainda assim é possível estabelecer um sorriso equilibrado e harmônico com o emprego da técnica cirúrgica.

Qual o valor da cirurgia de gengiva?

O valor médio da cirurgia de gengiva depende, em grande parte, do tipo de alteração gengival, do método a considerar e da extensão da área a intervencionar.

O custo de uma cirurgia de gengiva também varia de acordo com o profissional escolhido e com a clínica em que será realizada. No entanto, de uma forma geral, o preço dessa cirurgia é acessível.

Em média, o valor é R$90,00 por dente, ou seja, o preço vai variar de acordo com a extensão de gengiva a ser corrigida. No entanto, vale a pena, tendo em vista todo o benefício que irá trazer. Afinal, não tem nada melhor do que poder sorrir sem vergonha de mostrar os dentes e gengiva.

Como corrigir o sorriso gengival com botox?

O uso da toxina botulínica, também conhecida como botox, é o tipo de tratamento mais indicado para corrigir o sorriso gengival, quando há hiperatividade muscular dos lábios.

Apesar de ter resultados diferentes, a toxina botulínica pode ser uma opção viável no lugar da realização da cirurgia de reposicionamento labial, já que as duas agem sobre a mesma causa do problema.

A toxina botulínica trabalha impedindo liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, o que impede a contração do músculo. Entretanto, a inserção deve ser feita com certa periodicidade, para manter os resultados, pois o tempo de bloqueio dura entre 3 e 4 meses.

A maior vantagem de realizar a toxina botulínica é o fato de ser um procedimento rápido e menos invasivo do que uma cirurgia, além de ter um custo mais reduzido. Porém, esse procedimento tem resultados bem menos previsíveis e com uma duração menor do que os outros.

A toxina botulínica geralmente é o tratamento ideal para os casos em que, além do sorriso gengival, o paciente também sofre com outros problemas, como o bruxismo ou desordens da articulação temporomandibular.

Quanto custa o botox gengival?

O preço varia de acordo com o dentista e com a marca do botox utilizada pelo profissional, mas o valor do botox para o sorriso gengival gira em torno de R$1.000,00.

Outros tratamentos para o sorriso gengival

Cirurgia de reposicionamento labial

É uma técnica cirúrgica indicada quando a hiperfunção do lábio superior é a causa principal do sorriso gengival. Normalmente, a hiperfunção do lábio superior também está associada ao crescimento vertical exagerado da maxila, o que significa que em boa parte dos casos a técnica promoverá uma redução do excesso de exposição gengival ao sorrir, porém sem posicionar com perfeição os lábios.

A cirurgia reposiciona a parte interna dos lábios superiores mais próximas (inferiores) aos dentes. Isso permite um travamento dos músculos e lábios ativados ao sorrir, evitando que os lábios subam exageradamente.

É feita através de uma incisão na parte mais interna e superior da mucosa labial e sutura em posição mais próxima aos dentes. O pós-operatório requer 5 dias de repouso ao paciente.

Uma pesquisa com pacientes que realizaram o procedimento relatou que 92% desses pacientes fariam a cirurgia novamente, mostrando a satisfação de quem fez. O único problema relatado é o desconforto, que pode estar presente nos primeiros dias após a cirurgia. Os resultados da cirurgia de reposicionamento labial são bastante estáveis ao longo do tempo.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática está em alta ultimamente, e isso é facilmente explicado porque ela propõe a correção de irregularidades no desenvolvimento do esqueleto facial e dos dentes.

Esse tipo de procedimento busca o reposicionamento dos maxilares em relação à base do crânio, Dessa forma, a cirurgia proporciona um sorriso esteticamente mais bonito, além do encaixe correto da mordida.

A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, e também repercutir na estética facial.

Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia de gengiva?

sorriso gengival dentes

A cirurgia de gengiva tem recuperação e pós-operatório, cujos cuidados influenciam diretamente no sucesso do tratamento.

Negligências como repouso abreviado ou ingestão de alimentos inapropriados, frequentemente, resultam em problemas, como deiscência tecidual (reabertura da ferida cirúrgica), maior tempo para remissão de edema e desprendimento de enxerto gengival.

O tempo de cicatrização das gengivas e o número de dias em repouso variam de indivíduo para indivíduo e dependem de fatores como biotipo gengival, extensão da plástica gengival e uso combinado de enxertos gengivais.

Vamos usar como exemplo a recuperação da gengivoplastia, em um procedimento para alinhamento e harmonização, em um caso de sorriso gengival:

  • Primeiras 24 horas: uso de medicações para controle de dor e presença de edema cirúrgico imediato; sangramento eventual das gengivas;
  • Entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas;
  • Entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade;
  • Entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.

Vantagens e Desvantagens da cirurgia para sorriso gengival

sorriso gengival maos

Procedimentos cirúrgicos de qualquer natureza podem apresentar complicações pós-operatórias e resultados pouco expressivo. Em alguns casos, podem até mesmo agravar o problema, motivo pelo qual exigem cuidados durante a fase de exame e seleção da técnica.

Os prós e contras da cirurgia de gengiva, examinados mais a fundo, dão uma boa ideia do quão precisas são as indicações para este tipo de plástica gengival.

Prós:

  • Simplicidade e rapidez da cirurgia;
  • Pós-operatório simples;
  • Poucas complicações pós-operatórias;
  • Durabilidade dos resultados;
  • Otimização dos resultados estéticos.

Contras:

  • Sensibilidade pós-operatória eventual;
  • Erros na execução da técnica cirúrgica (retração gengival);
  • Irreversibilidade parcial.

Onde fazer seu tratamento para o sorriso gengival?

Primeiramente, é importante ressaltar que somente um profissional especializado pode avaliar cada caso de sorriso gengival, e após esta avaliação será indicado o melhor tratamento.

Dependendo do tipo de tratamento, especificamente no caso das intervenções cirúrgicas com abordagem voltada para o maxilar, pode ser necessário um auxílio do cirurgião crânio-maxilo-facial (médicos de área de cirurgia plástica de cabeça e pescoço).

Mas, todos os tratamentos relacionados a intervenções na gengiva, como é o caso do sorriso gengival, devem ser realizados pelo especialista em Periodontia (área que cuida das estruturas que sustentam os dentes).

A Studio Dentale oferece tratamentos estéticos como o Gengivoplastia ou Gengivectomia para a correção do sorriso gengival, assimetria na gengiva em único ou vários dentes e cirurgias pré protéticas, que preparam o dente para receber a prótese.

Agende sua consulta na Studio Dentale e esclareça suas dúvidas.

Cuidados que você deve tomar para manter uma boa saúde da gengiva

sorriso gengival pessoa

Para garantir a saúde oral completa, não basta apenas se preocupar com os dentes. Sabemos que também é fundamental ter cuidados com a gengiva.

Boca saudável é sinal de saúde em dia, afinal, nossa boca é porta de entrada do corpo e sempre que algo não está bem, sentimos o reflexo na boca.

Mau hálito, sangramento nas gengivas e até perda dos dentes são consequências de uma higiene oral falha.

Separamos 5 passos simples para manter os cuidados com a gengiva. São eles:

1- Escovação

Uma boa escovação inclui dentes, língua e gengivas. Para não machucá-las, use sempre uma escova de dentes extra macia e não pressione com força a escova.

A higiene oral ideal inclui a escovação, pelo menos, três vezes por dia e sempre após a ingestão de doces. Cuide para não exagerar na quantidade de pasta de dente e aprenda a escovar os dentes corretamente aqui.

2 – Fio dental

Ele é fundamental para uma higiene completa. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia ou sempre que sentir necessidade. Ele remove a placa bacteriana e os restos alimentares que ficam entre os dentes e abaixo das gengivas, onde a escova não alcança. Aprenda como utilizá-lo da maneira correta aqui.

3 – Alimentação

A alimentação influencia diretamente na saúde oral. Alguns alimentos ajudam a fortalecer os dentes, enquanto outros podem deixar seus dentes amarelados. Uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças gengivais e mau hálito.

4 – Enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais proporcionam hálito fresco e sensação de limpeza, mas tome cuidado, pois eles não substituem a escovação e o uso do fio dental. Eles servem apenas para auxiliar na higiene oral e devem ser utilizados conforme as orientações do seu dentista.

5 – Consulta ao dentista

Mesmo se você tomar todos os cuidados acima, ainda assim é essencial consultar seu dentista, pelo menos duas vezes por ano. Somente o profissional será capaz de avaliar a saúde dos seus dentes e gengiva e tratá-los de maneira efetiva, caso constate algum problema.

Conclusão

Apesar de não causar, necessariamente, danos à saúde oral, o sorriso gengival é uma questão estética, que pode causar problemas relacionados à autoestima. Isso já é o bastante para que você procure um profissional para avaliar as causas e o melhor tipo de tratamento para a exposição da gengiva.

Os tratamentos para tirar o sorriso gengival têm muitas vantagens, como a simplicidade e rapidez das cirurgias, além de terem um valor acessível. Então, vale a pena fazer o procedimento, que vai devolver o sorriso espontâneo para o seu rosto.