Como tratar gengivite: entenda quais os sintomas e tratamentos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre gengivite, que consiste na inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Mas você sabe como tratar gengivite?

Apesar de parecer algo simples, quando não tratada corretamente, pode evoluir para algo mais sério, comprometendo todos os tecidos ao redor do dente, que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dos dentes.

Portanto, para saber mais sobre os sintomas e o tratamento da gengivite, continue a leitura deste texto!

O que é gengivite e quais as causas desse problema

gengivite dentista

A gengivite é a inflamação e infecção da gengiva que provoca alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como as gengivas, os ligamentos e o osso alveolar (que circunda as raízes dos dente).

Ela costuma ser causada pela má higiene oral e que resulta no acúmulo de placa, material composto por bactérias, muco e resíduos de comida que se desenvolve na parte exposta dos dentes.

Quando a placa não é removida, ela se transforma em tártaro, um depósito duro que fica preso no dente. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro irritam as gengivas e as deixam inchadas e sensíveis.

Outras possíveis causas da gengivite são a força excessiva durante a escovação ou ao uso do fio dental, também podem levar a perda de inserção da gengiva. Além disso, mudanças hormonais podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis.

Quais os sintomas da gengivite?

Quando a gengiva fica inflamada, ela acaba ficando mais avermelhada, inchada, sensível e pode sangrar com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental.

Alguns sintomas característicos da gengivite incluem:

  • Dor na gengiva;
  • Dentes mais longos devido à retração da gengiva;
  • Mobilidade dos dentes;
  • Alteração no posicionamento dos dentes, na mordida;
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e da bolsa gengival;
  • Mau hálito constante;
  • Gosto ruim na boca.

Como tratar gengivite?

gengivite odontologia

Algumas medidas simples podem tratar a gengivite, como a escovação correta dos dentes, o uso adequado do fio dental e enxaguante bucal. A escolha da escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal, pode variar de acordo com a indicação do seu dentista. Além disso, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para frear a ação das bactérias, bem como a remoção do tártaro dos dentes.

Como tratar gengivite de forma natural?

Para tratar a gengivite de forma natural os especialistas recomendam escovar os dentes de maneira eficiente, retirando todos os restos de alimentos de dentro da boca, inclusive a placa bacteriana. É preciso seguir os passos abaixo:

  1. Colocar a pasta de dente na escova de acordo com o preconizado pelo seu dentista; além disso escovar os dentes pelo menos 4 vezes ao dia (após as refeições principais ou após cada ingestão de alimentos);
  2. Passar o fio dental entre todos os dentes pelo menos 1 vez ao dia;assar o fio dental entre todos os dentes pelo menos 1 vez ao dia;
  3. Fazer bochechos com enxaguante bucal, de preferência antes de dormir, e de acordo com a prescrição do seu dentista.

Como tratar a gengivite com remédio caseiro?

É possível tratar a gengivite com remédio caseiro. Um ótimo exemplo disso é, após escovar os dentes, lavar a boca com água oxigenada ou solução de clorexidina diluída em água.

Esse processo ajuda a eliminar as bactérias que causam a gengivite porque estas substâncias têm ação antibacteriana e antisséptica.

Como tratar gengivite infantil?

gengivite fio dental

As crianças são mais suscetíveis a contrair a gengivite por conta da alimentação rica em açúcar e pela má higiene oral. Esses fatores facilitam a formação da placa bacteriana nos dentes, que deve ser retirada por meio da escovação adequada e do uso de fio dental.

Para tratar a gengivite infantil é importante evitar alimentos doces, pegajosos e pastosos, principalmente quando não for possível fazer a escovação logo após. Esse quadro pode ser facilmente resolvido se seguida a orientação dos profissionais de melhorar a higiene oral.

Mas, não basta apenas escovar os dentes do seu filho, é fundamental passar o fio dental e usar enxaguantes bucais, de acordo com as orientações de um especialista. E lembre-se consulte um Odontopediatra regularmente.

Saiba como evitar a gengivite

Mesmo que a gengivite apareça por outros motivos, manter a higiene oral é de suma importância para impedir seu desenvolvimento. Isso significa que você deve escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental e também usar enxaguantes bucais.

Ainda podemos destacar que é preciso manter a escova sempre seca e limpa e trocá-la a cada três meses (ou assim que apresentar desgaste). em caso de dúvida, peça orientações ao seu dentista.

Como escovar os dentes corretamente?

gengivite escova

Quer saber como escovar os dentes corretamente? Então acompanhe abaixo o passo a passo. para manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis

  1. Colocar o creme dental na escova de dente;
  2. Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes.
  3. Realizar o mesmo procedimento na parte de dentro dos dentes, fazendo um movimento vai e vem para limpar a parte de cima deles.
  4. Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;
  5. Enxaguar a boca para retirar o excesso de creme dental;
  6. Fazer bochecho com enxaguante bucal.

Conclusão

Quando combatida de forma rápida, a gengivite pode ser facilmente tratada através de uma higienização oral adequada ou até mesmo por procedimentos realizados em consultório, como citado ao longo do texto.

Como em alguns casos a gengivite não apresenta sintomas, as consultas regulares ao dentista se fazem importante para que ele detecte problemas na sua gengiva, antes que se torne algo mais grave.

Se você está apresentando sintomas referentes a gengivite, se tem dúvidas relacionadas, ou mesmo, se está procurando tratamento para a gengivite. Entre em contato com a Studio Dentale e agende a sua avaliação agora mesmo!